Dia do Gari

Desenho de uma paisagem com árvores de tronco grosso marrom e folhas verdes. Uma estradinha cinza atravessa a grama verde. Em cima da estradinha, Zé Plenarinho varre poeira marrom em direção a uma pá que um homem segura. O homem veste calça e camisa cor de laranja e boné da mesma cor. Ele sorri e faz com a mão um sinal de aprovação para Zé Plenarinho.

Gari é o profissional responsável por recolher todo o lixo gerado diariamente nas casas, ruas, praças e até mesmo nas praias. O gari faz a limpeza de toda a cidade.


Mas, você sabe onde surgiu a palavra gari?
Na verdade, ela é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary. Ele veio morar no Brasil por volta de 1870 e começou a trabalhar na limpeza do Rio de Janeiro. O governo daquela época gostou dos serviços dele, e incluiu a retirada de lixo de casas e praias.
Porém, naquele tempo não existiam caminhões de coleta do  lixo. Tudo era feito com a ajuda de animais. Eram  mais de 1080 animais que ajudavam Aleixo Gary a controlar o lixo. Daí, o nome Gary acabou virando gari!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos