Cuidado com a saúde dos olhos

Passar muito tempo em frente ao monitor, a uma distância menor que 50 centímetros, aumenta as chances de desenvolver problemas na visão, como a miopia. Se divertir no computador e no videogame é bom demais, certo? Mas é bom ter cuidado com o tempo que você passa fazendo isso, pois pode ser prejudicial à sua visão.

E como saber se algo está errado?

Por exemplo, se você precisa ficar muito perto da TV ou aproximar objetos do rosto, pisca frequentemente, coça ou leva a mão aos olhos muitas vezes, é bom ficar atento. O aparecimento constante de lágrimas e vermelhidão nos olhos, além de dor de cabeça também indicam que é hora de procurar um oftalmologista.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, na fase pré-escolar, entre 5% e 10% das crianças já apresentam algum problema visual, como estrabismo e ambliopia. Popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, a ambliopia pode se manifestar em bebês a partir dos seis meses de idade. Esses sintomas podem ser a causa de falta de interesse, desatenção e a grande dificuldade em aprender. Dados mostram que, no Brasil, cerca de 8 milhões de crianças, entre 7 e 14 anos, têm problemas de visão que atrapalham o desempenho escolar e outras tarefas do dia a dia.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos