Dia da Cavalaria

Ilustração. O fundo é o céu azul com nuvens em azul mais claro. No centro, pinceladas de verde e amarelo. Na frente delas, Zé Plenarinho monta em um cavalo amarelo-claro com crina e cauda azuis. Zé tem um chapéu arredondado preto na cabeça e segura uma espada feita de madeira apontada para cima. Ele está com os olhos fechados e sorri.

Em 10 de Maio comemora-se o Dia da Cavalaria, uma homenagem a Manoel Luís Osório, o Marquês de do Herval, nascido neste mesmo dia, no ano de 1808, Estado do Rio Grande do Sul.

A Cavalaria é equipe especial filiada ao Exército brasileiro que utiliza cavalos. A tropa é tão especial que também é treinada para situações de guerra. Os soldados são enviados para cumprir diferentes missões, como o patrulhamento e a batalha.

Desde criança, Osório amava andar a cavalo e passeava pelos pampas – vegetação característica do Sul. Ele se alistou para a Cavalaria com apenas 15 anos.  O Marquês participou de vários combates pela Pátria e é considerado o pai da Cavalaria Brasileira.

Osório sempre dizia: “É fácil a missão de comandar homens livres; basta mostrar-lhes o caminho do dever”.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos