Trabalhando o tema “regras” em sala de aula

A Turma, tendo Zé a frente, ladeado por Xereta e Adão, caminham por uma rua de uma cidade estranha. Latas de lixo estão de cabeça pra baixo e o lixo está no chão, na copa de árvores amarelas, no lugar de frutas, sapatos, lâmpadas. Atrás deles, vem um homem que parece um Papai Noel, mas é magro e está vestido de amarelo. Mais ao fundo, um polvo roxo é seguido por três patinhos amarelos, um astronauta tem água e peixe dentro do seu capacete. Um home de coleira é puxado por um cachorro e come as folhas de uma planta que estão num jarro. Quatro homens carregam, na cabeça, um carro sem rodas. Um barco de papel, flutua no mar.

Este plano de aula foi adaptado a partir das Oficinas de Cidadania organizadas por Eliane Rodrigues, da ONG Restaurando Caráter.  

Tema: SEGUIR AS REGRAS/LEIS

Eixo Temático: Ética (cidadania)

Parâmetros Curriculares Nacionais: “Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.”

“Assim, a cidadania deve ser compreendida como produto de histórias vividas pelos grupos sociais, sendo, nesse processo, constituída por diferentes tipos de direitos e instituições.”

O que sabemos sobre o tema:

Quem faz as leis?
O poder Legislativo é responsável por atribuições como a elaboração, análise e aprovação de leis.

Direitos das crianças
No Brasil existe uma lei sobre os direitos das crianças: o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), adotado desde 1990. Essa lei diz que elas têm direito à educação, moradia, alimentação e saúde, entre outras coisas.

Objetivo: Compreender a necessidade de seguirmos (obedecer) as regras/leis para vivermos bem em sociedade.
Tempo estimado: 1 hora.

OFICINA – Metodologia

 

Atividade 1 – Dinâmica: Você sabe seguir Instruções?

  • Entregar 1 cópia da atividade para cada aluno (veja o Anexo abaixo).
  • Orientar para que os alunos sigam as instruções da folha.
  • Observar as atitudes dos alunos.
  • Conversar sobre a importância de seguir as regras, porque não conseguiram seguir direito, o que os levou a fazer todas atividades, alguém seguiu corretamente?
  • Discutir: Por que precisamos seguir regras? Você imagina como seria um mundo sem regras?

Atividade 2 – leitura da história em quadrinhos

  • Dividir a turma em grupos de 4 pessoas.
  • Pedir que façam a leitura da revistinha Um Mundo sem Regras.
  • Iniciar discussão: Vocês concordam com a história? O que mais chamou atenção de vocês na história? Vocês sabem quem faz as regras? Como se chama a regra/ Lei maior do nosso país?

Atividade 3 – Fixação

  • Colocar, no quadro, cartaz com o artigo 227 da CF/88 que fala dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  • Explicar por que devemos exigir nossos direitos e cumprir nossos deveres.
  • Enfatizar a necessidade de seguirmos as regras em nosso cotidiano para vivermos bem em sociedade.
  • Cada grupo deverá criar uma regra que acha que está faltando na sociedade ou na escola, escrevê-la e/ou ilustrá-la num papel para montar um mural.
  • Entregar a revistinha que cada aluno utilizou na atividade.

Material necessário:

  • Computador para leitura online da Revistinha “Um mundo sem regras“. Se preferir, o educador pode optar por apresentar o vídeo da revistinha animada “Um mundo sem regras”.
  • Cartaz com artigo 227 da CF/88.
  • Folhas de atividades e lápis.
  • Folhas sulfite e pincel atômico ou canetinhas.
  • 1 folha de papel pardo, cola e tesoura.
  • Faixa ou cartaz com o tema: Um Mundo Sem Regras.
  • Fita adesiva.

Anexo:

Atividade: Você sabe seguir instruções?
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.

01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03 – Agora  faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.

Autor desconhecido. Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Organizado por: Eliane Rodrigues – universitária de Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e idealizadora do Projeto Clubinho do Livro Soletrando que tem como objetivo principal incentivar o gosto pela leitura e promover a cidadania e a preservação do Meio Ambiente.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

13 Comentário(s)

  • by Cleide da Silva Fernandes postado 14/12/2017 13:30

    Boa tarde. Gostei das atividades e espero, no ano letivo de 2018, trabalhar com os alunos do 6º ano.

  • by Rosane Batistela postado 19/04/2018 10:51

    Olá bom dia…
    Fiz o pedido do material, mas esqueci de colocar a quantidade necessária para desenvolver o trabalho planejado (30 unidades)

    • by Turma do Plenarinho postado 30/04/2018 19:11

      Olá, Rosane! Faremos o registro da quantidade em nosso sistema.
      Abraço da Turma

  • by Vera Lucia P. de F Pallamin postado 12/02/2019 21:41

    Boa tarde.
    Ainda podem enviar o material?
    Aguardo
    Vera

    V

  • by Anna Mateo postado 18/02/2019 22:57

    Amo as atividades e material do Plenarinho, grata!

    • by Turma do Plenarinho postado 19/02/2019 13:40

      Que bom receber esse retorno, Anna! Muito obrigado por nos contar! Abraços da Turma.

  • by Suzimar postado 07/08/2019 20:52

    Gostaria de receber o material do Plenarinho, sou coordenadora de uma escola municipal e vamos começar a trabalhar sobre constituição com nossos alunos, será um projeto institucional.

    • by Turma do Plenarinho postado 08/08/2019 11:42

      Bom dia, Suzimar, aqui no portal, acesse a opção “Revistinhas”, no menu “Diversão”, para conferir as publicações de que dispomos. Depois de escolher os títulos que a interessam, preencha o formulário de solicitação de publicações (que também fica no menu “Revistinhas”). Abraços da Turma!

  • by Rosimar Aparecida de Lima postado 24/03/2023 00:01

    Olá vcs estão enviando a revistinha com a história do mundo sem regras?

  • by Elisandra Lepinsk postado 29/03/2023 14:30

    Olá!! os materiais para oficina ainda está disponível?

Comente!

Deixe uma resposta para Vera Lucia P. de F Pallamin Cancelar resposta

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos