A ordem é reciclar!

Qual a relação entre as coisas jogadas na lixeira e um desabamento de terra que destrói outras centenas de casas? Você consegue ver alguma semelhança entre uma embalagem caída na rua por descuido e um alagamento, quando chegam as chuvas?
Tudo isso está muito mais ligado do que podemos imaginar. Os alagamentos que causam tanto transtorno são provocados, também, por coisas jogadas fora sem o devido cuidado. Plásticos, vidros, restos de comida fora do lixo acabam indo vão parar em bueiros e galerias (esses buracos que existem perto do meio fio, importantes para fazer escoar a água da chuva e não deixar que ela acumule no meio de ruas e avenidas). Com o acúmulo de lixo, eles entopem e aí, quando cai uma chuva mais forte, algumas vias viram verdadeiros rios, com tanta água.

Casas localizadas perto de aterros ou lixões correm sérios riscos de desabamento (dependendo do relevo do lugar). A queima do lixo também traz perigo à saúde dos moradores, que podem ser contaminados pelos fortes gases emitidos. Outro problema é o chorume, aquele líquido fedido que escorre do lixo acumulado. Por ser muito tóxico, se o lugar do lixão não receber o tratamento adequado, o líquido pode escoar pela terra e contaminar lençóis subterrâneos de água.

O que fazer, então?

A quantidade de lixo urbano produzida no Brasil em 2015 atingiu 79,9 milhões de toneladas (!!!). Você consegue imaginar esse tanto de lixo? Fica difícil pensar em soluções para um problema tão grave. A boa notícia é que, de pouco em pouco, existem inúmeras iniciativas (de pessoas, empresas e do governo) que, se tratadas com a seriedade necessária, podem contribuir para um futuro melhor.

Em 2010, foi criada uma lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). A lei foi toda pensada em formas de utilizar o lixo da forma que menos ameace o meio ambiente e a saúde das pessoas.

E você também pode fazer a sua parte seguindo as dicas dos 5 Rs da sustentabilidade!

Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar, Reciclar… e revolucionar!

Uma das ações mais efetivas que podemos fazer mesmo em casa e reciclar e reutilizar materiais. Tem gente que faz coisas incríveis com garrafas PET, sabia? Até roupa! Também podemos reutilizar alguns potes de alimentos para não termos necessidade de comprar novos. Chegou o momento de aplicar os 5 Rs!

  • Repensar sobre o que nós consumimos;
  • Reduzir a produção de lixo;
  • Recusar produtos que prejudiquem o meio ambiente;
  • Reutilizar, dar outra utilidade a um objeto que, a princípio, foi fabricado para outro fim. É o caso do artesanato feito com garrafas pet, por exemplo.
  • Reciclar, o que significa transformar um objeto em outra coisa completamente diferente, como vassouras e móveis que podem ser feitos com material de garrafas PET.

Agindo de acordo com os Rs, você ajudará o meio ambiente e facilitará o trabalho do catador, mesmo que sua cidade, infelizmente, não tenha coleta seletiva de lixo. Ensine o pessoal da sua casa a separar o lixo, deixando um recipiente para colocar o lixo orgânico, como restos de comida, e outro recipiente para o chamado lixo seco, que contém coisas que podem ser reaproveitadas. Assim, você já está contribuindo para o meio ambiente.

Ouça a história de A Vez do Plenarinho sobre os 5 Erres da Sustentabilidade

Roteiro

LOC 1 – Você já ouviu falar nos cinco erres da Sustentabilidade? São cinco ações superimportantes que nos ajudam a cuidar do meio ambiente!

VÁRIAS VOZES: Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

LOC 2 – Repense se você precisa mesmo comprar aquele brinquedo ou aquela roupa.

LOC 1 – Recuse embalagens plásticas, de isopor e canudinhos. Isso tudo polui muito!

LOC 2 – Reduza a quantidade de lixo e o desperdício. Que tal levar um copo ou garrafinha para a escola e deixar pra lá os copos descartáveis?

LOC 1 – Reutilize a folha de papel escrevendo no verso dela, aproveite vidros e caixas para guardar suas coisas, procure utilidade nos objetos antes de pensar em jogá-los fora.

LOC 2 – Recicle! Muita coisa pode ser reciclada! Papel, plástico, metal! E separar o lixo reciclável dos orgânicos é muito importante. Orgânicos são restos de comida, papel higiênico e guardanapos sujos.

LOC 1 – Aproveite para usar a criatividade e descubra que dá para fazer muitas coisas legais com objetos que iriam para o lixo! Veja mais dicas no portal do Plenarinho – plenarinho ponto leg ponto br


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos