Dia Mundial do Doador de Sangue

Ilustração. Sobre fundo cor de rosa, do lado esquerdo da imagem, pode-se ver uma pessoa, cujo tronco ocupa toda a altura da imagem. Veste camiseta azul e se gura com as duas mãos um coração vermelho.

Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Data escolhida para homenagear quem doa e para chamar a atenção para um ato tão simples, mas que salva tantas vidas! O dia foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Atualmente doar sangue é bem simples, mas nem sempre foi assim. A médica e pesquisadora Maria Teresita Bendicho conta que alguns médicos chegaram a usar sangue de outros animais quando uma pessoa precisava de uma transfusão. Depois, os médicos passaram a fazer transfusão de sangue entre seres humanos, porém, as doenças e as mortes continuavam acontecendo.

De acordo com Maria Teresita, antes da descoberta dos grupos sanguíneos, a transfusão de sangue era feita por tentativa e erro. Algumas pessoas, quando recebiam sangue de outras, ficavam doentes; enquanto outras não.  Pesquisadores decidiram estudar por que isso ocorria, e foi assim que, em 1900, Karl Landsteiner chegou à descoberta dos grupos sanguíneos.

Landsteiner descobriu os grupos sanguíneos A, B e O. Mais tarde, os pesquisadores Decastello e Sturli descobriram mais um grupo sangüíneo: o AB. Além da classificação em A, B, O e AB — a qual recebe o nome de classificação ABO –, existe outra que age em parceria com ela: a classificação fator Rh (Outra descoberta de Landsteiner). Esta classifica o sangue também em positivo ou negativo. O fator Rh recebeu esse nome porque foi descoberto primeiro em um macaco da espécie Rheus.

Doação

Os resultados destas pesquisas foram fundamentais para garantir o sucesso das transfusões de sangue, salvando milhões de vidas.

Crianças não podem doar sangue, mas podem alertar seus pais, professores, tios, vizinhos que tenham entre 18 e 65 anos. Menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião.

Para doar, é preciso:

  • pesar mais de 50 quilos,
  • estar saudável,
  • alimentar-se bem e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior ao procedimento.

 

Com informações dos sites da Universidade de Federal de Viçosa e Só Biologia

Reportagem publicada originalmente pelo Plenarinho em 2016.


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos