Cidadania

Desenho de uma paisagem com árvores de tronco grosso marrom e folhas verdes. Uma estradinha cinza atravessa a grama verde. Em cima da estradinha, Zé Plenarinho varre poeira marrom em direção a uma pá que um homem segura. O homem veste calça e camisa cor de laranja e boné da mesma cor. Ele sorri e faz com a mão um sinal de aprovação para Zé Plenarinho.

Segundo o dicionário, cidadão é a pessoa que se identifica culturalmente como parte de um território e seus costumes; é aquele que usufrui dos direitos e que cumpre os deveres estabelecidos em lei. Assim, exercer a cidadania é ter consciência das suas possibilidades e obrigações, é lutar para que o que é justo e correto seja posto em prática, é entender que cada ação tem um efeito para si e para os outros.

Direitos

A Constituição de 1988 tem cinco capítulos destinados somente aos direitos fundamentais do cidadão, com várias categorias de direito individuais ou coletivos. Existem leis importantes que não podem deixar de ser conhecidas pelos brasileiros como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estatuto do Idoso.

Precisamos conhecer nossos direitos para lutar por eles. Estar bem informado é fundamental.

Deveres

Vejam que não podemos falar de cidadania sem falar também de deveres. Afinal, é a medida que cumprimos com nossas obrigações que permitimos que os outros possam exercitar seus direitos e vice-versa.

Você já pensou em quais são seus deveres na sua escola, na sua casa e na cidade em que você vive?

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos