Dia do Cinema Brasileiro

Ilustração. Sobre fundo em rosa, roxo e azul, no centro da imagem, aparece uma tela retangular horizontal, onde aparece a imagem de um homem que fala em uma tribuna para quatro homens que o assistem. Em frente à tela, aparecem de costas: Vital, que come pipoca, Cida sentada no chão e Zé Plenarinho sentado em uma poltrona azul. Todos observam atentos a tela.

A primeira exibição de filmes no Brasil aconteceu em julho de 1896, no Rio de Janeiro, poucos meses após a invenção do cinematógrafo (o “pai” do projetor), pelos Irmãos Lumière. Um ano depois, já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o “Salão de Novidades Paris”, de Paschoal Segreto.

Os primeiros filmes brasileiros só foram rodados entre 1897-1898. Uma “Vista da baía da Guanabara” teria sido filmada pelo cinegrafista italiano Alfonso Segreto, em 19 de Junho de 1898, ao chegar da Europa. Mas este filme, se realmente existiu, nunca chegou a ser exibido. Ainda assim, 19 de Junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro justamente por causa dessa história.

Como eram os primeiros filmes?

Nada de cores nem diálogos! Os primeiros filmes eram mudos, em preto e branco, gravados com uma câmera fixa. Em geral, tinham o formato de documentários curtos. Eram registros, interpretações e comentários de um fato, um ambiente ou de determinada situação.

Hoje em dia, o Brasil é um grande produtor de filmes de sucesso nacional e internacional. Afinal de contas, quem já não ouviu falar de “Tropa de Elite”, “Cidade de Deus”, “Central do Brasil” ou “O Auto da Compadecida”? Então, no dia do Cinema Brasileiro, aproveite para ver um filme nacional em cartaz e homenagear todos os profissionais do nosso cinema!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos