LUTA CONTRA A EXCLUSÃO DA GEOGRAFIA DO CURRÍCULO ESCOLAR


Nome: Lana Maria Jara Martins
Cidade: Jardim-ms
Tema: Educação
Conteúdo: PROJETO CÂMARA MIRIM Aluna: Lana Maria Jara Martins LUTA CONTRA A EXCLUSÃO DA GEOGRAFIA DO CURRíCULO ESCOLAR Jardim-ms PROJETO PLENARINHO Escola: Osvaldo Fernandes Monteiro Professora: Leiliani Echeverria Batista Diretora: Ana Claudia ALUNA: Lana Maria Jara Martins PELA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, LUTA CONTRA A EXCLUSÃO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO Propondo uma proposta de lei em defesa da não exclusão da Geografia do Ensino Médio, onde sabemos que, as alterações recentes, quanto ao Ensino Médio, na Lei nº 9.394 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, não esclarece quanto à obrigatoriedade do ensino de Geografia neste nível de ensino. A ausência desta disciplina prejudicará a formação dos estudantes não só no que se refere à leitura de mundo em articulação com o seu contexto, na educação. Em um mundo cada vez mais degradado ambientalmente, a cidadania necessita ser construída a partir do entendimento do lugar de pertencimento em relação aos fenômenos globais. Assim, a disciplina de Geografia proporciona a compreensão da relação entre sociedade e natureza no mundo que construímos, que não consegue ser abordada em outras áreas. Podemos relembrar da antiga disciplina de Estudos Sociais que surgiu durante o período de ditadura em nosso país, que prejudicou tanto a formação dos docentes daquela época, quanto toda uma geração de estudantes que foi privada do direito ao conhecimento geográfico da sociedade com a qual convivia. Considerando o regime democrático do nosso país atualmente, é inaceitável a retirada da disciplina de Geografia do nível de ensino médio porque caracteriza um retrocesso na oferta de conhecimentos necessários aos estudantes na atualidade. O governo federal apresentou uma medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio. Para entrar em vigor, a MP deve ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Uma das principais mudanças é a chamada flexibilização do currículo, que passa a ser organizado por áreas do conhecimento. Hoje, ele contém 13 disciplinas obrigatórias e a previsão é que passe a ser dividido em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. O ensino de geografia está incluso em ciências humanas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, cujas discussões da segunda versão foram paralisadas pelo governo A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que turmas iniciadas em 2018 já possam se beneficiar das mudanças. Até lá, as redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares, já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O ministro disse que a BNCC só deve ser concluída em "meados" de 2017. Assim concluindo que, o estudante será o maior prejudicado, defendemos a não exclusão Disciplina de Geografia, do Ensino Médio e do currículo escolar, nacional, não esclarece quanto à obrigatoriedade do ensino de Geografia neste nível de ensino. A ausência desta disciplina prejudicará a formação dos estudantes não só no que se refere à leitura de mundo em articulação com o seu contexto, mas também, principalmente, à sua formação cidadã, e seu crescimento intelectual e social
Justificativa: Propondo uma proposta de lei em defesa da não exclusão da Geografia do Ensino Médio, onde sabemos que, as alterações recentes, quanto ao Ensino Médio, na Lei nº 9.394 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, não esclarece quanto à obrigatoriedade do ensino de Geografia neste nível de ensino. A ausência desta disciplina prejudicará a formação dos estudantes não só no que se refere à leitura de mundo em articulação com o seu contexto, na educação. Em um mundo cada vez mais degradado ambientalmente, a cidadania necessita ser construída a partir do entendimento do lugar de pertencimento em relação aos fenômenos globais. Assim, a disciplina de Geografia proporciona a compreensão da relação entre sociedade e natureza no mundo que construímos, que não consegue ser abordada em outras áreas. Podemos relembrar da antiga disciplina de Estudos Sociais que surgiu durante o período de ditadura em nosso país, que prejudicou tanto a formação dos docentes daquela época, quanto toda uma geração de estudantes que foi privada do direito ao conhecimento geográfico da sociedade com a qual convivia. Considerando o regime democrático do nosso país atualmente, é inaceitável a retirada da disciplina de Geografia do nível de ensino médio porque caracteriza um retrocesso na oferta de conhecimentos necessários aos estudantes na atualidade.