Xadrez na escola


Nome: joão Guilherme Ernest vieira Nóbrga
Cidade: cantá
Tema: Educação
Conteúdo: O Projeto Xadrez na Escola tem como finalidade implantar o ensino da modalidade de xadrez no horário oposto ás aulas nas escolas públicas, visando dar oportunidade para as crianças e adolescentes que em diversas ocasiões ficam ociosos em casa ou nas ruas em situação de vulnerabilidade. O projeto proporcionará aos alunos o aprendizado do xadrez, que por sua vez, aguça o desenvolvimento cognitivo do raciocínio bem como o aumento da concentração e a disciplina. Esse trabalho foi iniciado no segundo semestre do ano de 2016 e já é realizado em três escolas do estado de Roraima através da Polícia Militar de Roraima em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A Polícia Militar de cada estado deverá disponibilizar os policiais instrutores, licitar os materiais necessários (tabuleiros, relógios e etc.) além de elaborar um planejamento para a execução das aulas com aproveitamento. Já as Secretarias Estaduais de Educação deverão providenciar um espaço adequado para a realização do projeto (sala climatizada, mesas e cadeiras propícias, data show e etc.). Essa ideia deu certo em três comunidades distintas e caso esse projeto de lei seja aprovado no Plenarinho, pode dar certo em todo o Brasil!
Justificativa: Este projeto visa melhorar o relacionamento entre a Polícia Militar e as comunidades do país (policiamento comunitário), através de aulas de xadrez nas escolas públicas para os estudantes regularmente matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. O trabalho será inicialmente desenvolvido através de convênio entre a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Educação, sendo executado por policiais militares voluntários que tenham habilidade e capacitação de ministrar aulas da modalidade aos alunos. Com a perspectiva de ampliar o projeto às escolas particulares o mais breve possível. Uma parcela significativa dos alunos da escolas públicas são carentes de meios de inclusão social, principalmente com relação ao esporte, fazendo com que os jovens fiquem ociosos e propícios ao cometimento de delitos. E o xadrez proporciona uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente. Quando apresenta a história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia. As possibilidades das inúmeras jogadas relacionam-se à matemática. Os benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro. As inúmeras jogadas e possibilidades fazem com que as crianças exercitem o imaginário, o trabalho, a inteligência, fazendo confirmar a frase: “O xadrez é a ginástica da inteligência” (GOETHE, 1876). Por meio do jogo de xadrez as crianças passam de uma reflexão primeira (imediata) à uma reflexão mais elaborada (repensada), pois o jogo força o raciocínio por meio das supostas jogadas analisadas pelas crianças. Além disso, alguns estudos comprovam a eficácia do xadrez na prevenção da doença de Alzheimer e também da demência.