Cores Nacionais

Ilustração. No meio da imagem de fundo verde-claro, uma grande Bandeira do Brasil é abraçada por Ana Légis e Zé Plenarinho, um de cada lado da bandeira. Do lado direito, Xereta e Adão e do lado esquerdo, Cida, Vital e Edu Coruja. Todos sorriem.

Verde e amarelo são as cores que fazem o coração do brasileiro bater mais forte. Você sabe o que representam as cores da nossa bandeira?Muita gente associa as cores das bandeiras à natureza do Brasil. Por exemplo,  verde estaria relacionado às matas brasileiras. Já o amarelo é a cor que lembra as muitas riquezas brasileiras: desde as que podem ser extraídas, quanto as riquezas cultural e espiritual, verdadeiros tesouros para quem sabe amá-las e cultivá-las. O azul simboliza o céu e os rios brasileiros e o branco significa o desejo pela paz.

Mas não é só isso que elas significam, sabia?

Significados históricos da bandeira nacional

As cores das bandeira nacional podem ser explicadas de outro modo. Podemos dizer que elas têm um duplo significado. Isto porque, além daquilo que está escrito acima, a atual bandeira não é assim tão diferente da bandeira imperial, pois o retângulo e o losango já existiam, e nas mesmas tonalidades! A origem do verde está ligada à Casa de Bragança (de D. Pedro) e ao estandarte dos Bandeirantes. O amarelo, por sua vez, representa a Casa dos Habsburgos e também a Casa de Castela e a Casa de Lorena. Era a esposa de D. Pedro I, Dona Leopoldina, nascida na Áustria, quem pertencia a estas casas. Ah! O azul e branco também saíram de uma outra bandeira, a do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves.

 

Fontes: Site Bandeira Nacional, Revista Mundo Estranho
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos