Dom Pedro I, aos 9 anos, foi o primeiro imperador do Brasil (de 1822 a 1831) e chegou aqui em 1808, junto com a família real, que fugia da invasão francesa a Portugal. Você conhece alguém que tem 18 nomes? Pois o nosso príncipe, Dom Pedro I, se chamava: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
Quando as coisas se acalmaram por lá, D. João voltou para Portugal e deixou aqui o seu filho Pedro, nomeado como regente do Brasil, com a missão de unir portugueses e brasileiros.
Quando D. João VI decidiu que era hora de D. Pedro voltar a Portugal, ele se recusou e decidiu ficar ao lado daqueles revoltosos que queriam a independência do Brasil.
“Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico!”. Foi assim que D. Pedro respondeu às mais de cem assinaturas que pediam que ele não deixasse o Brasil. O passo seguinte da história foi a Independência do Brasil.
Assista ao vídeo da TV Câmara sobre Dom Pedro.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
1 Comentário
Bom dia
Comente!