D. Pedro I

Ilustração. Fundo em tons de rosa, sendo o centro mais claro. Sobre a parte mais claro, o desenho de Dom Pedro I. Ele é branco, cabelo cacheado preto, barba suíça, costeleta emendada com o bigode. Sem cabelo no queixo. Veste traje real em preto, gola alta vermelha, ombreiras externas amarelas.

Dom Pedro I, aos 9 anos, foi o primeiro imperador do Brasil (de 1822 a 1831) e chegou aqui em 1808, junto com a família real, que fugia da invasão francesa a Portugal. Você conhece alguém que tem 18 nomes? Pois o nosso príncipe, Dom Pedro I, se chamava: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Quando as coisas se acalmaram por lá, D. João voltou para Portugal e deixou aqui o seu filho Pedro, nomeado como regente do Brasil, com a missão de unir portugueses e brasileiros.

Quando D. João VI decidiu que era hora de D. Pedro voltar a Portugal, ele se recusou e decidiu ficar ao lado daqueles revoltosos que queriam a independência do Brasil.

“Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico!”. Foi assim que D. Pedro respondeu às mais de cem assinaturas que pediam que ele não deixasse o Brasil. O passo seguinte da história foi a Independência do Brasil.

Assista ao vídeo da TV Câmara sobre Dom Pedro. 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by ANA CLAUDIA FERREIRA DE LIMA postado 11/09/2018 20:59

    Bom dia

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos