Um escritor mirim apaixonado pelo universo

Imagine uma criança de seis anos escrever um livro em dois idiomas? Pois é, o João Paulo Guerra Barrera escreveu o livro “No mundo da lua e dos planetas” em português e inglês. Além disso, ele é criador de um game e vencedor de um concurso da NASA, a agência espacial norte-americana.

O livro do pequeno escritor esteve presente na 24ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo, em 2016. Empolgados com o talento do menino, os pais de João Paulo o incentivaram a participar de um concurso da NASA. Ele concorreu com um jogo que criou sobre uma viagem ao espaço, com um foguete construído pelas próprias crianças, com material reciclado. O jogo foi inspirado no livro de João Paulo. “Eu escolhi usar material reciclado no foguete por que é barato e deixa a terra mais limpinha ” ressalta.

Concorrendo com seis mil pessoas do mundo inteiro, com idades de até 18 anos, João Paulo venceu o concurso e dividiu o primeiro lugar na categoria Mérito Literário com uma jovem indiana.

Quando tudo começou

Aos cinco anos de idade,  falou para os pais que queria fazer um filme sobre uma aventura no espaço. Impressionados com a determinação do menino, os pais o incentivaram a escrever a história, e deu tão certo que virou um livro escrito tanto em português como em inglês. Detalhe: escreveu primeiro em inglês, passando para o português depois.

O concurso da NASA

Em setembro de 2016, o brasileiro Ivan Gláucio Paulino, cientista da NASA, esteve no Brasil para divulgar o concurso. Foi quando a família mostrou o livro de João Paulo. O cientista foi um grande incentivador da participação do garoto no concurso.

Ivan Gláucio Paulino acredita que está crescendo o interesse dos brasileiros, sobretudo das crianças, pelas ciências espaciais. Para o cientista, ao fomentar essa curiosidade desde tão cedo, o Brasil passará a ter mais visibilidade em concursos da NASA, bem como poderá formar mais cientistas espaciais.

Projetos Futuros

Mesmo muito jovem, João Paulo fala que sua missão é “fazer com que as crianças gostem de ler, morar no espaço e salvar o mundo”. Por isso mesmo, já está escrevendo seu segundo livro, intitulado “Morando no espaço”. Nessa nova aventura, os personagens construirão uma estação espacial. Ele está desenvolvendo o projeto de um drone que irá se chamar “suga lixo”.

João Paulo explica que a importância de fazer a coleta de lixo espacial é evitar que a estação espacial se estrague. Além disso, tudo o que puder ser reciclado vai certamente diminuir os custos das agências espaciais, ensina.

 

Brasileiro do Ano

Em dezembro de 2017, João Paulo recebeu o prêmio de Brasileiro do Ano, na categoria Educação. Mais palmas pra ele!

E aí, ficou inspirado com a história do João?

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos