Dia da Árvore

Desenho de um campo de grama verde, arbustos em tom mais escuro de verde e três troncos marrons com folhas em outro tom de verde: uma de cada lado da imagem e uma no centro. Em um dos galhos da árvore do centro, Edu Coruja está deitado sobre as costas, de olhos fechados e uma das asas apoiadas sobre o peito. Da cabeça dele, saem 3 letras z brancas, que parecem voar sobre o céu amarelado e representam ronco de Edu.

O Dia da Árvore é comemorado todo dia 21 de setembro. A data foi escolhida porque é a mesma do início da primavera. Mas a árvore merece mesmo um dia especial porque é muito importante para todo mundo! Falando nisso, você já parou para pensar no tamanho da importância que as árvores têm para o nosso Planeta? Então vamos lá!

A importância das árvores

Além de reter o dióxido de carbono (CO2), que em excesso contribui para o aquecimento global, elas fornecem a maior parte do oxigênio de que precisamos para sobreviver. Assim, contribuem para diminuir a poluição e ajudam a reduzir casos de asma, de câncer de pele e até de doenças relacionadas ao estresse. E tem outra coisa. Quem não gosta de aproveitar a sombra de uma árvore para brincar, ler um bom livro ou fazer um piquenique?

Achou muito? Pois fique sabendo que ainda tem mais:

As árvores ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia porque as folhas e as raízes contribuem para o controle do clima. As folhas ajudam a reduzir a temperatura. Elas liberam umidade no ar. Tudo isso acontece sem que a gente consiga ver, mas uma árvore, sozinha pode liberar 150 mil litros de água no meio ambiente por ano! Isso faz com que o clima fique mais agradável e diminua o uso de ventiladores e ar condicionado.

– Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, variedade de formas de vida que podemos encontrar na terra como plantas, aves, mamíferos, insetos, etc.

– Diminuem a poluição sonora e os ventos, mantendo a umidade do ar e a regularidade das chuvas.

– Suas folhas podem ser usadas em medicamentos e chás.

– Produzem frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.

– Geram saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos