Como foi o Câmara Mirim 2017

Ilustração. O fundo da imagem mostra o Congresso Nacional. Na frente, no centro, a Turma do Plenarinho toda sorri. Acima da turma, aparecem os dizeres: "Câmara Mirim 2017" e, abaixo, na base do desenho, a frase "como foi?" em vermelho.

Quem chegasse à Câmara dos Deputados nos dias 19 e 20 de outubro, ia sentir algo diferente no ar… Claro, o ambiente estava todo dominado por cerca de 370 estudantes do 5 º ao 9º ano do ensino fundamental, que vieram do Brasil todo para virarem deputados mirins por dois dias!
Eles estavam participando do Câmara Mirim, e estavam debatendo e votando os projetos de lei selecionados entre os quase 600 enviados ao Plenarinho. Veja aqui quais foram os projetos votados.

Debate em comissão

No dia 19 à tarde, as crianças foram divididas em 3 plenários de comissão, cada um discutindo um projeto.

A deputada mirim Bianca França, de Presidente Médici/RO, defendeu seu projeto, padronização da data de validade dos produtos, no plenário 1. Estavam presentes na comissão as seguintes instituições: Mercês Aguilar/MG, Colégio Santa Rosa/DF, Escola Atual/DF e câmaras mirins de, Blumenau/SC e Gaspar/SC. Os estudantes discutiram mudanças no texto, que foram organizadas por um deputado mirim de Brasília/DF, que fez o papel de relator.

O projeto de lei que pede a tradução dos documentos dos refugiados no Brasil, de autoria do Deputado Mirim, Caio Vinícius, Joinville/SC, foi discutido e defendido pelo autor, no plenário 2. As seguintes instituições estavam presentes na reunião: Machado de Assis/SC, Colégio Global/SC, Colégio Boa Vista/PA, além do Partido Mirim/DF e das câmaras mirins de Jaraguá do Sul/SC, Biguaçu/SC e Belo Horizonte/MG. Numa discussão bem acirrada, os deputados mirins propuseram mudanças ao projeto, acatadas pelo relator Carlos Eduardo Gonçalves Alexandre, da Câmara Mirim de Biguaçu/SC.

Já no Plenário 3, os deputados mirins discutiram o projeto de lei saúde nas escolas, de autoria do Deputado Mirim João Otávio, de Monte Carmelo/MG. Estavam presentes a escola Marista de Goiânia/GO, Escola da Natureza/DF e a Câmara Mirim de Ponta Grossa/PR. As mudanças propostas foram organizados pela relatora Mariana Vitória Danilau, do Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa/PR.

Discussão no Plenário Ulysses Guimarães

No segundo dia, 20/10, as votações finais aconteceram no plenário Ulysses Guimarães, com presença confirmada de 335 deputados no plenário. Os estudantes fizeram fila para debater os três projetos e as discussões foram muito apaixonadas: ninguém ficou intimidado por estar no lugar dos maiores debates do país. Os projetos de padronização de data de validade e tradução de documentos dos refugiados tiveram os substitutivos aprovados em votação simbólica.

Já o projeto de saúde na escola teve votação eletrônica. O substitutivo foi rejeitado por 197 votos, contra 125 votos sim e 3 abstenções. Em seguida, o projeto original foi aprovado simbolicamente pelo Plenário. Palmas para todos!!!

Um exercício democrático para nossos estudantes. Eles deram um exemplo de cordialidade e cidadania. Parabéns!!

Veja abaixo como foi o Câmara Mirim 2017.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos