Dia do Saci

Ilustração do Saci Pererê no centro da imagem com fundo em tons de amarelo escuro. Saci é um menino negro de uma perna só. Ele usa um chapéu pontudo vermelho e um calção vermelho.

Você sabia que aqui no Brasil, no dia 31 de outubro, em vez de bruxas, abóboras e “travessuras”, características do dia do Halloween, comemoramos o Dia do Saci? De gorro vermelho, uma perna só e cachimbo na boca, o Saci é famoso por aprontar com todo mundo. Suas travessuras favoritas são assustar os viajantes, esconder os objetos e dar nó na crina dos cavalos.

A história do Saci tem duas versões. A primeira diz que o menino nasceu com os indígenas e era um protetor das florestas. Nada de uma perna só ou de cachimbo. A história foi incorporada pelos africanos que chegaram ao Brasil no início da colonização e a lenda deu nova roupagem ao personagem e o menino virou o saci que conhecemos. Na literatura, Monteiro Lobato foi o primeiro a resgatar o mito com a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Mariane postado 02/04/2020 20:35

    Legal

    • by Turma do Plenarinho postado 03/04/2020 08:20

      Viu que interessante, Mariane? Se puder, leia o livro “O Saci”, de Monteiro Lobato. É divertidíssimo! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos