Projeto do Câmara Mirim 2017 pode virar lei

Ilustração: Fundo com várias colunas cinzas, e uma listra horizontal amarela passa entre as colunas. No centro e em destaque, a jovem Bianca e um Deputado seguram um projeto de lei. Bianca tem cabelos lisos e escuros, usa óculos, camiseta preta e calça jeans. O deputado tem cabelos curtos escuros e usa terno marrom claro, camisa branca e gravata azul. Da esquerda para a direita da imagem temos duas mulheres, uma veste blusa rosa, bolsa marrom e saia azul claro, a outra veste blusa branca com terno verde. Entre as mulheres e Bianca, estão Edu Coruja, Xereta, Vital e Zé Plenarinho. Do outro lado estão Adão, Légis, Cida e um homem de terno cinza e gravata cinza e tem cabelos e bigode grisalhos.

Um projeto de lei do Câmara Mirim 2017 chamou a atenção do deputado Luís Tibé (Avante/MG). Foi a ideia da Bianca França Oliveira, de 12 anos, que determinava a padronização dos prazos de validade nas embalagens de alimentos e bebidas.

O deputado gostou tanto da ideia da Bianca que, no dia 29 de novembro, começou a tramitar o projeto de lei 9216/2017, inspirado na proposta da menina. Em seu texto, o deputado prevê várias melhorias para que o prazo de validade dos produtos seja mais legível. Uma delas, por exemplo, diz que a tinta usada para imprimir as datas não pode ser apagada. Já do texto da Bianca, ficou a determinação de que o tamanho da letra seja grande, pelo menos corpo 12, e a informação também seja apresentada em braile, para a leitura das pessoas com deficiência visual.

Bianca, vamos acompanhar o projeto e torcer para que vire lei!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by João Vitor Itaúna/MG postado 10/11/2019 19:00

    Prezado deputado Luís Tibé e Bianca França Oliveira!
    Gostaria de parabenizá-los pelo projeto de lei 9216/2017 que prevê várias melhorias para que o prazo de validade dos produtos seja mais legível.
    Gostei muito da determinação de que o tamanho da letra seja grande, pois, frequentemente vejo pessoas de idade pedirem ajuda para saber qual a data de validade de produtos. Também gostei da data de validade ser apresentada em braile, pois, dará maior independência às pessoas com deficiência visual.
    Parabéns!
    João Vítor

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos