Zumbi dos Palmares

Ilustração. Fundo em tons de laranja, sendo o centro mais claro. Sobre a parte mais clara, está Zumbi dos Palmares, retratado do tórax pra cima. Homem negro de cabelos curtos e crespos. Veste uma camiseta bege.

Zumbi lutou bravamente para a liberdade dos negros e pela autonomia do Quilombo.

Foi traído por um amigo e acabou morto pelos portugueses em 20 de novembro de 1695. É por isso que hoje em dia, nessa data, celebra-se o Dia da Consciência Negra no Brasil.

A história de Zumbi começa com a história da colonização do Brasil pelos portugueses. Como precisavam de muitas pessoas para trabalhar na terra, a Coroa Portuguesa teve a ideia de buscar negros na África. Quando chegavam aqui eram obrigados a trabalhar como escravos. A situação deles era muito ruim, e não demorou para que eles começassem a se revoltar contra todas os maus-tratos que sofriam.

Houve escravos que fugiram para dentro da mata brasileira e fundaram pequenas vilas, de modo que ficassem protegidos e bem longe dos portugueses. Essas pequenas vilas receberam naquela época o nome de quilombos. E foi num desses quilombos que cresceu Zumbi dos Palmares.

Assista ao vídeo da TV Câmara sobre Zumbi.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Débora Godoy postado 08/08/2017 20:09

    Há erros conceituais no vídeo. O índio não foi escravizado por razões comerciais e não por não se adaptarem ao trabalho. Era mais lucrativo comercializar os negros africanos do que escravizar os índios.

    • by Maria Eduarda postado 23/11/2017 19:07

      Eu tambem concordo ✌

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos