Criança e política: tudo a ver

Ilustração. Fundo parede azul, de tijolos no formato retângulo. Pendurado na parede, um quadro com fundo verde, em que está desenhado, com giz, o Congresso Nacional. Na frente do quadro, falando sobre a imagem, está a professora. Ela tem cabelos castanhos, lisos, tamanho médio. Usa franja. Sua pele é clara. Está de baton vermelho. Ela usa um vestido rosa e sapatilhas marrons. Ela está de frente para os alunos e seu braço esquerdo está meio levantado, como se apontasse para a imagem. Diante da professora, olhando para ela, estão quatro alunos. Uma menina ruiva, com uma faixa amarela no cabelo, e três meninos. Um de pele e cabelos claros, um de pele negra e cabelos encaracolados e um de pele morena e cabelo castanho. Todos vestem uma camiseta branca e estão sentado nas cadeiras da escola.

Você acha que política não é assunto de criança? Pois confira esses programas de rádio e veja que está muitíssimo enganado.

 

 

Roteiros:

Programa 1

TEC – TV falando de política

CRIANÇA 1 – Já reparou que na TV só aparece notícia de política? E meus pais só conversam sobre isso também. Que chato! A gente sempre acaba ficando de fora da conversa porque política é coisa de adulto…

CRIANÇA2 – Você tá por fora!!! Política também é assunto de criança! Sabe por que temos direito à merenda escolar? Sabe por que criança não pode trabalhar? Porque tá na lei! Então política é nosso assunto também, mano!

CRIANÇA1 – Ué, e onde você aprendeu tudo isso?

CRIANÇA2 – Conheci um site bem legal, o Plenarinho! Lá tem um monte de jogos, revistinhas, animações e vídeos. Com eles eu fiquei por dentro disso tudo.

LOC –  E aí, ficou curioso? Então conheça o Plenarinho, o portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados. Lá, a galera pode ficar aprender sobre assuntos ligados à democracia, política e cidadania de um jeito bem divertido. É só entrar em plenarinho.leg.br e começar essa grande viagem!!!

 

Programa 2

PROFESSORA: Turma, o tema da nossa aula de hoje é o Congresso Nacional!

RECLAMAÇÃO GERAL: Ah! Não!!!

CRIANÇA 1 – Professora, por que a gente tem estudar isso? A gente não vota, não elege ninguém, criança não tem nada a ver com essa coisa de Congresso Nacional.

PROFESSORA – Que é isso, meninos? Todas as decisões tomadas lá vão afetar diretamente a vida de vocês. Afinal de contas, lá no Congresso é onde são feitas as leis do nosso país.

CRIANÇA 2 – Mas isso de leis não tem nada a ver com a gente, ‘fessora!

PROFESSORA – Vem cá: criança pode trabalhar?

Resposta geral – NÃO!!!!

PROFESSORA – Então, criança não trabalha porque existe uma lei feita no Congresso Nacional que proíbe o trabalho infantil.

CRIANÇA 1 – É… pensando dessa forma, acho que afeta nossa vida, sim. Mas isso é um assunto muito chato, de qualquer jeito.

PROFESSORA – Isso é porque vocês ainda não conhecem o Plenarinho.

TODOS RESPONDEM: Plenarinho????

LOC –  E aí, ficou curioso? O Plenarinho é o Jeito Criança de ser Cidadão. No portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, a galera jovem pode ficar por dentro de assuntos ligados à democracia, política e cidadania de um jeito bem divertido. É só entrar em plenarinho.leg.br e começar essa grande aventura!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos