Dia Mundial da Paz

Ilustração. Pássaros brancos sobrevoam o fundo em tons de azul e verde. No centro da imagem estão Xereta, Zé Plenarinho e Ana Légis. Todos estão com uma das mãos na frente da testa. Xereta veste camiseta branca com a letra “P” em azul. Zé Plenarinho usa camiseta branca com a letra “A” em azul. Ana Légis veste camiseta branca com a letra “Z” em azul.

O dia 1º de Janeiro é o Dia Mundial da Paz e também Dia da Fraternidade Universal e Dia da Confraternização Universal. Aí a gente vê que é isso mesmo: sem fraternidade e sem confraternização, não é possível ter paz.

Viver em paz não quer dizer que todas as pessoas têm os mesmos interesses e concordam umas com as outras, o tempo todo. Paz significa conviver com as diferenças, com respeito e tolerância.

A paz também não é uma coisa que se conquista e pronto. Ela está em permanente construção, porque o mundo e as pessoas estão sempre se transformando.

A gente olha para trás e vê o que aprendeu. Olha para frente e planeja como vai ser. Quando um novo ano se inicia, é um sentimento comum.
Isso tem tudo a ver com o nome do primeiro mês: Janeiro. A inspiração é de Jano, deus romano que tinha duas faces. Uma, voltada para o passado; a outra, voltada para o futuro.

Esse é um símbolo muito interessante, não é? Mas sabe qual é a coisa mais legal disso tudo, Plenamiga(o)? Para termos paz no passado e no futuro, temos que construí-la hoje. Você não precisa esperar crescer, nem chegar à idade adulta. Você já é um legítimo construtor da paz, agorinha mesmo, no presente (por isso, dizem que é chamado de “presente”!)

Que o Dia Mundial da Paz seja todo dia!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos