A importância das regras

Ilustração. Um grupo de crianças está sentado na grama, conversando. Atrás delas, vê-se o céu azul. São quatro crianças. A que está mais à esquerda é ruiva, cabelo tamanho médio e veste uma camiseta lilás e bermuda azul claro. Ao seu lado, um menino moreno, cabelos castanhos, curtos, veste bermuda roxa e camiseta amarela. Ele está apontando para o menino que está na parte esquerda da imagem. Ao lado do menino de amarelo, está uma menina negra, cabelos encaracolados, curtos. Ela veste camiseta vermelha e short jeans. Seus braços estão apoiados sobre os joelhos, cotovelos dobrados e mãos abertas com palmas viradas para cima. O menino ao qual todos se dirigem é loiro, está de perfil. Ele veste camisa azul e bermuda marrom. Ele está com os joelhos dobrados e os braços apoiado entre os joelhos.

Você sabe para que servem as regras? Ouça o Plenarinho e você vai entender por que elas são tão importantes para viver em sociedade.

Roteiro

CRIANÇA 1 – Peraí, você não pode fazer isso nesse jogo! Olha aqui, é contra as regras.
CRIANÇA 2 – Tô nem aí, quem é que inventou essas regras? Eu é que não fui, eu jogo do jeito que eu quiser.
CRIANÇA 1 – Mas, se for assim, qual é a graça? Não dá pra jogar nada assim. Fica uma bagunça.
CRIANÇA 2 – Assim é muito mais legal! E acabei de inventar uma nova regra: quem reclama, perde!!! Uhuuu, ganhei o jogo!

CRIANÇA 2 – Peraí, onde vocês vão???
CRIANÇA 1 – Brincar em outro lugar. Acabamos de inventar uma regra que quem não respeita as regras, brinca sozinho…
CRIANÇA 2 – Poxa vida…
LOCUÇÃO – Viu? As regras não surgem para deixar o mundo mais chato! Elas garantem a convivência em sociedade. Afinal, o seu direito termina onde começa o de outro. Quer saber mais sobre as regras? Leia a revistinha “Mundo sem Regras”, no Plenarinho. É só buscar em plenarinho.leg.br.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos