Volta às aulas

Ilustração. Em uma sala de aula com mesa e porta marrons, e um quadro verde de giz na parede, a professora loira de cabelo curtinho, lhos azuis e óculos redondos lê um livro de capa azul, DO seu lado estão Edu Coruja, Xereta e Zé Plenarinho.

Acabaram as férias! É hora de pensar no que vem por aí. Então, que tal traçar direitinho os planos para passar o ano com boas notas, sem estresse e sem recuperação? A Turma do Plenarinho preparou algumas dicas. Confira!

1) Profissão: estudante

Sua profissão é ser estudante! E isso quer dizer que você pode se considerar um profissional dos estudos. É importante prestar atenção nas aulas, procurar o lado curioso de todas as matérias e principalmente se entregar ao prazer de aprender coisas novas.

2) Planeje seus estudos

A prova é mês que vem? Então, programe-se. O seu maior aliado na hora dos estudos é o tempo. Quanto mais cedo você se dedicar à matéria da prova, melhor. A mesma dica vale para os trabalhos escolares. Quando deixamos tudo para a última hora, as chances de aprender a matéria inteira ou de fazer um bom trabalho são bem menores. Se você é uma pessoa desorganizada, peça ajuda aos seus pais ou irmãos mais velhos! Eles podem te mostrar como organizar o tempo para fazer todas as tarefas, estudar e ainda brincar.

3) Tire as dúvidas

Não leve dúvidas para casa. Se, durante a aula, você começou a não entender direito a matéria que está sendo ensinada, pergunte! A melhor maneira de superar as dificuldades com qualquer conteúdo é perguntando aos professores. E não tenha vergonha: quem estuda, sempre tem dúvidas!

4) Preste atenção às aulas

Muitas vezes, é mais fácil entender o conteúdo quando o professor explica do que quando estudamos pelo livro. Por isso, fique atento! Não deixe de fazer anotações. Essa é uma maneira de fixar o que foi aprendido.

5) Seja curioso

Leia, leia, leia. Faça o possível para se informar sobre todo tipo de assunto. Em vez de ficar jogando videogame a tarde inteira ou assistindo à TV, entre em um site de pesquisas ou de curiosidades, como o Plenarinho. Você também pode ir a uma biblioteca buscar bons livros. Pesquise, questione e sempre tire um momento do seu dia para aprender algo novo.

6) Peça ajuda dentro de casa

Comente com sua família o que você está aprendendo. Não é preciso falar apenas de notas, dificuldades e problemas. Divida com os seus pais, irmãos e avós os temas vistos em aula, suas experiências escolares, vitórias, expectativas e objetivos. Uma conversa com os seus familiares pode até ajudar você a entender melhor os assuntos estudados na escola.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos