Volta às aulas

Ilustração. Em uma sala de aula com mesa e porta marrons, e um quadro verde de giz na parede, a professora loira de cabelo curtinho, lhos azuis e óculos redondos lê um livro de capa azul, DO seu lado estão Edu Coruja, Xereta e Zé Plenarinho.

Acabaram as férias! É hora de pensar no novo ano que vem por aí. Com ele, chegam outros professores, novos amigos, conteúdos diferentes. Então, que tal traçar direitinho os planos para passar o ano com boas notas, sem estresse nem recuperação? A Turma do Plenarinho preparou algumas dicas. Confira!

1) Você tem uma profissão

Sua profissão é ser estudante! E isso quer dizer que você pode se considerar um profissional dos estudos. É hora de começar a prestar mais atenção nas aulas, gostar das matérias e principalmente aprender.

2) Planeje seus estudos

A prova é mês que vem? Então, programe-se. O seu maior aliado na hora dos estudos é o tempo. Quanto mais cedo você se dedicar para estudar a matéria da prova, melhor. A mesma dica vale para os trabalhos. Quando deixamos tudo para a última hora, as chances de ler e aprender a matéria inteira, ou de fazer um bom trabalho são bem menores. Se você é uma pessoa desorganizada, peça ajuda aos seus pais ou irmãos mais velhos! Eles podem te mostrar como organizar o tempo para fazer todas as tarefas, estudar, e ainda brincar.

3) Tire as dúvidas

Não leve dúvidas para casa. Se, durante a aula, você começou a não entender direito a matéria que está sendo ensinada, pergunte! A melhor maneira de superar as dificuldades com qualquer conteúdo é perguntando aos professores. E não tenha vergonha: quem estuda sempre tem dúvidas!

4) Preste atenção nas aulas

Muitas vezes, é mais fácil entender o conteúdo quando o professor explica do que quando estudamos pelo livro. Por isso, fique atento! Não deixe de fazer anotações. Essa é uma maneira de fixar o que foi aprendido.

5) Seja curioso

Leia, leia, leia. Faça o possível para se informar sobre todo o tipo de assunto. Em vez de ficar jogando videogame a tarde inteira ou assistindo à TV, entre em um site de notícias e curiosidades como o Plenarinho. Você também pode ir a uma biblioteca buscar bons livros. Pesquise, questione e sempre tire um momento do seu dia para aprender algo novo.

6) Peça ajuda dentro de casa

Comente com sua família o que você está aprendendo. Não é preciso falar apenas de notas, dificuldades e problemas. Divida com os seus pais, irmãos e avós os temas vistos em aula, suas experiências escolares, vitórias, expectativas e objetivos. Uma conversa com os seus familiares pode até ajudar você a entender melhor os assuntos estudados na escola.

Dica para os pais

Quando a gente faz o que gosta, parece que tudo é mais prazeroso. Por isso, os pais também devem ajudar os filhos a gostarem do que fazem. E a melhor forma é que o pai ou mãe esteja presente e ajude o filho a ser disciplinado, dedicado e atencioso. Além disso, é dever da família estar junto do aluno também nos possíveis momentos de nota baixa e recuperação; afinal de contas, essa é uma fase normal no aprendizado, que deve ser superada.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos