Anita Garibaldi

Ilustração. Sobre fundo verde, uma mulher aparece dos ombros para cima. Ela tem cabelos ondulados, castanhos presos atrás do pescoço. Tem pede clara, olhos castanhos, nariz um pouco largo e lábios rosados. Usa brincos de argola amarelos, colar amarelo com dois pingentes redondos e roupa em tons de laranja.

Anita tomou frente em várias batalhas e demonstrou muita coragem em todas elas. Era tão corajosa que atuava até como soldado, participando de lutas. Era esposa de Giuseppe Garibaldi, um italiano que lutou, entre outras guerras, na Revolução Farroupilha ou Revolta dos Farrapos, uma tentativa de independência (separatismo) do sul do Brasil. Por ser brava e corajosa, recebeu o título de “heroína dos dois mundos”, um importante reconhecimento por sua luta pela liberdade. Anita nasceu em Laguna, no estado de Santa Catarina, em 1821, e morreu em Ravena, na Itália, em 1849.

Assista ao vídeo da TV Câmara sobre Anita Garibaldi. 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos