Ensino Vocacional


Nome: Ryan Alves Rocha
Cidade: Três Corações
Tema: Educação
Conteúdo: Segundo este projeto de lei, os alunos do Ensino Médio poderão montar sua própria grade letiva, adequando-a com seus objetivos e vocações.
As escolas públicas brasileiras deverão oferecer, aos alunos do Ensino Médio, todas as matérias como sendo eletivas.
O sistema funcionará da seguinte maneira: cada matéria terá o valor de 1 crédito. Os alunos são obrigados a preencher, no mínimo, 8 créditos por semestre.
As lições oferecidas devem ser muito variadas. Matérias tradicionais, como Matemática, Português, Física, Química e Biologia, deverão ser disponibilizadas junto com Artes Cênicas, Dança, Música, Culinária, Design Gráfico, Produção de Vídeo, etc.
Os alunos também terão a oportunidade de se especializarem em alguma matéria. Para isso, serão disponibilizados cursos como Física Avançada, Filosofia Grega, Arte Renascentista, Legislação Brasileira, Liderança de Equipes, etc. Cada matéria aprofundada terá o valor de 2 créditos.
Justificativa: Sabe-se, nos dias de hoje, que existem 7 tipos de inteligência. Portanto, é extremamente necessário dar aos portadores de cada tipo a oportunidade de desenvolvê-las. Ao aplicar este projeto, o interesse pela escola aumentará significantemente. Além disso, as escolas formarão grandes profissionais, como empresários, artistas e intelectuais, que contribuirão para o desenvolvimento da sociedade brasileira.