Dia Nacional da Poesia

Ilustração. Fundo colorido com faixas onduladas em tons de laranja, verde, azul e amarelo, intercaladas por faixas onduladas brancas. A parte inferior do fundo é azul. Ao centro, a Turma lê um livro. Adão, no meio, segura o livro. Edu Coruja está pousado em sua cabeça. Do lado direito, em pé, Xereta e Légis prestam atenção. Do lado esquerdo, Cida está ajoelhada, Zé está de pé com a mão no ombro dela e Vital está aos seu lado.

Desde 2015, o Dia Nacional da Poesia é comemorado em 31 de outubro, aniversário do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade. Foi a Lei Nº 13.131/2015 que mudou a data, que antes era em 14 de março, em homenagem a Castro Alves.

Nascido em 1847, o baiano Castro Alves ficou conhecido como o Poeta dos Escravos porque lutava contra a escravidão. Seus versos eram movidos pelo amor à liberdade e à justiça.

Mas o que é poesia?

É uma arte literária. Os poetas combinam palavras, mexem com o seu significado, trabalham bastante a linguagem, o som e o ritmo para fazer pensar, voar na imaginação. Os poemas podem ser rimados ou não e geralmente são escritos em versos (as “linhas” do poema). É até difícil definir a escrita poética porque, ao longo do tempo, mudou muito o jeito de fazer poesia. E os temas? O amor, a amizade e a alegria são temas comuns na poesia; mas também existem poemas que falam de guerra, desemprego, preconceito e até de dor de barriga… Tudo é motivo para poetar, isto é, fazer versos.

É coisa pra adulto?

Tem muita poesia difícil de ler, complicada mesmo, que dá nó até na cabeça dos professores de Português. Mas não são todas, não. Algumas são mais simples de compreender. E se você quer um conselho, comece a ler poesia logo, hoje mesmo! Alguns poetas, como a nossa querida Cecília Meireles, tiveram o cuidado de escrever versos para as crianças.

Inicie sua aventura poética com autores brasileiros que fizeram versos especialmente para os leitores mirins, por exemplo. Quer uma dica? Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa, Mário Quintana e Manuel Bandeira são um ótimo batismo! Você também pode pedir um conselho aos seus pais e professores. É possível que os autores preferidos deles se tornem os seus poetas do coração também!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos