Missão Cruls: definindo o local da nova capital do Brasil

Ilustração. Fundo em tons de verde. Ao centro da imagem há uma mesa quadrada marrom, onde tem um mapa do Brasil desenhado em um papel. No meio da mesa há um homem sentado em uma cadeira. Esse homem segura uma caneta e contorna o mapa do Brasil. Ele é branco com os cabelos pretos, usa óculos, terno verde e gravata preta. Do lado direito da imagem tem uma mulher que está em pé olhando o mapa e está com as duas mãos sobre a mesa. Ela tem os cabelos castanhos e estão presos, veste um jaleco branco sobre uma blusa vermelha. À esquerda da imagem, ao lado do homem sentado, tem um senhor negro, em pé. Ele tem barba e cabelo grisalhos, veste camisa xadrez branca com azul e segurara dois lápis em uma das mãos enquanto observa o mapa.

Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Mas você sabia que décadas antes já havia um grupo de pessoas encarregadas de definir o lugar exato da nova capital? Foi a Missão Cruls.

A Missão Cruls foi criada na Constituição Federal de 1891. Sua tarefa era fazer um estudo científico do Centro-Oeste e definir a área que abrigaria a nova capital.

No ano seguinte, 1892, o presidente Floriano Peixoto instituiu a Comissão Exploradora do Planalto Central. O grupo era chefiado pelo astrônomo e geógrafo belga Louis Ferdinand Cruls, que deu nome à Missão. Na equipe, havia pesquisadores, geólogos, geógrafos, botânicos, naturalistas, engenheiros e médicos, entre outros.

Os trabalhos da Missão Cruls

Durante dois anos, eles percorreram os caminhos do Centro-Oeste do Brasil, que naquela época era muito desabitado. Viajaram em lombo de burros e mulas para desbravar o Planalto Central. Eles mapearam aspectos climáticos e topográficos, estudaram a fauna, a flora, os cursos de rios e modo de vida dos habitantes.

Dessa forma, definiram o trecho de 14,4 mil km² onde seria construída Brasília décadas mais tarde. Só que o DF hoje é 3 vezes menor que esse trecho demarcado pela Missão Cruls.

Curiosidades

Uma coisa interessante que a Missão Cruls observou durante o estudo foi o frio nos meses de julho na região, chegando a temperaturas negativas, com vários registros de geada. A temperatura média anual foi calculada em 19,5ºC. Hoje em dia, não existe mais todo esse frio na região do Distrito Federal.

Os cientistas da missão também descobriram acidentes geográficos bem característicos do Centro-Oeste, como as águas quentes de Caldas Novas, o Salto de Itiquira (uma das mais altas cachoeiras do País) e as nascentes de Águas Emendadas, berço de três das maiores bacias brasileiras: Amazônica, Platina e São Francisco.

Fontes: Correio Braziliense, site de Pirenópolis, revista Encontro Brasília, Eco 21

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

6 Comentário(s)

  • by Adriana Alves Lima de Moraes postado 14/07/2020 10:11

    adorei essa tarefa professora

  • by Mariana Moura silva postado 14/07/2020 12:33

    Minto legal adorei professora

  • by maria juselina postado 15/07/2020 11:36

    adorei

  • by Beatriz postado 03/07/2021 01:21

    E muito legal saber sobre isso

  • by Beatriz postado 03/07/2021 01:22

    É legal saber sobre isso muito obrigada

    • by Turma do Plenarinho postado 03/07/2021 10:57

      Que bom que você gostou, Beatriz! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos