INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


Nome: ADRIEL PEREIRA DO NASCIMENTO
Cidade: REMÍGIO
Tema: Transporte
Conteúdo: Fica instituído que seja implantada a partir desta data a Disciplina de Educação no Trânsito para os alunos do ensino fundamental e para o ensino médio mesmo que adaptado ou adequado pela nova BNCC. Essa Lei objetiva criar uma maior conscientização às normas e regras de sinalização de trânsito já impostas pelo DENATRAN, bem como, propõe minimizar os elevados índices de acidentes causados, muitas vezes por desconhecimento ou descumprimento de tais sinalizações.
Fica responsável pela fiscalização dessa Lei todos os que compõem os Conselhos de Classe, como também: profissionais da área pedagógica, os quais farão se cumprir as decisões aqui expressas.
O trânsito no Brasil atualmente mata 47 mil pessoas por ano e deixa cerca de 400 mil com alguma sequela. A partir do momento que desde criança podemos ter acesso a estudar regras de trânsito durante todo ano letivo até chegar a idade de tirar sua primeira habilitação esse número poderá ser bastante reduzido, pois o conhecimento trará uma nova luz no fim do túnel para os que desconhecem as leis de trânsito vigentes.
Os recursos para implantação dessa nova lei são básicos, pois já se dispomos de grande número de recursos visuais nas estradas de todo o país, os quais servirão como material de apoio para a aprendizagem. Além disso, já se dispõe também de verbas federais voltadas à educação que poderão ser destinadas para implantação dessa nova disciplina nas escolas de todo o país. Basta para isso, uma adequação dos recursos já existentes e da contratação de professores ou instrutores de trânsito capacitados para ministrarem as aulas nas escolas.
Para os efeitos desta lei precisa-se que todos os poderes: municipais, estaduais e federais adiram a essa nova disciplina e a implantem nos níveis de ensino propostos para que tal ação possa surtir efeitos imediatos.
Justificativa: Com todos os brasileiros em idade estudantil tendo aprendizagem sobre um assunto tão importante que é o trânsito, o qual passamos boa ou maior parte de nossas vidas nele, podemos ter um Brasil com um trânsito menos agressivo e mais educado para todos. Bem como, quando chegarmos a idade de tirar nossa primeira habilitação já teremos uma grande carga de conhecimento sobre o assunto, o que facilitará também que mais brasileiros deixem de dirigir sem esse documento que é de porte obrigatório.