O que é: Xenofobia

Xenofobia, inicialmente, é o medo do desconhecido. A palavra vem do grego “xénos”, que quer dizer estrangeiro, e “phóbos”, que significa medo. Esse medo pode dar origem a uma forma de preconceito contra pessoas ou grupos diferentes. Isso acontece porque, quando não conhecemos algo ou alguém nos parece muito diferente, costumamos sentir medo. Se sentimos medo, tendemos a nos afastar e acabamos sabendo ainda menos sobre aquilo. É comum que os preconceitos nasçam deste distanciamento e até nos levem a acreditar em coisas falsas que são ditas de outros grupos, distintos do nosso. O resultado disso pode ser a xenofobia.

Para facilitar a compreensão deste conceito, podemos dar um exemplo. Quem nunca leu ou ouviu pessoas dizendo: “ah, já está difícil para os brasileiros, não tem como receber gente de fora”!  Essa reação contra os estrangeiros é preconceituosa. Pensando deste modo, nem lhes dá a chance de mostrar como podem contribuir conosco na educação, na cultura, na economia… Muitos estrangeiros empreendedores abrem empresas e geram emprego em nosso País.

A xenofobia, além de tudo, vai contra o que diz nossa Constituição. O Artigo 3º, inciso IV, da nossa Carta Magna diz: “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: […] IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

O Plenarinho preparou algumas dicas para lidar com a xenofobia, dá uma olhada:

Quando você sentir medo do diferente

  • Pergunte para você mesmo por que está inseguro com essa pessoa. Se ela não deu nenhum motivo para temer, por que você quer se afastar dela?
  • Procure conhecer diretamente a pessoa. Não vá acreditando em qualquer fofoca que dizem sobre ela, seu país, sua cultura.
  • Você pode gostar ou não de uma pessoa. Mas só vai saber disso depois de conhecê-la.
  • Não replique fofocas sobre pessoas ou grupos que você não conhece. Aliás, fofoca é uma coisa horrível em qualquer situação.
  • Esteja aberto para conhecer novas culturas. Veja quanta coisa interessante você pode aprender. Pense em como seria chato se todo mundo fosse exatamente igual à gente. O Plenarinho tem até uma revistinha sobre isso: O Mundo dos Clones. Vale a pena a leitura!)
  • Você não precisa seguir as orientações das crenças das outras pessoas. Você só precisa respeitá-las, assim como você gosta quando respeitam as suas crenças.

Quando você presenciar uma ação de xenofobia

  • Se alguma pessoa que você conhece for preconceituosa com outra pessoa em função de sua origem, raça, crença ou cultura, pergunte por que ela está agindo assim. Se não houver motivo, diga a essa pessoa que ela pode estar sendo xenofóbica, e que isso não leva a nada de bom: só gera ódio.
  • Comemore a diversidade e todas as vantagens que ela traz.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Joao victor postado 27/05/2020 12:53

    Acho interesante o conceito da pessoa julgar a outra por seu pais de origem mas as pessoas tem que entender que a pessoa nao gosta de ser maltratado

    • by Turma do Plenarinho postado 28/05/2020 10:20

      É verdade, João Victor, ninguém deve ser maltratado, ainda mais por conta de seu país de origem! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos