A TRANSVERSALIDADE OBRIGATÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


Nome: Julia Oliveira de Carvalho
Cidade: Sao Paulo
Tema: Educação
Conteúdo: O papel da escola é romper com o senso comum, garantindo a efetividade da construção dos conhecimentos transversais, uma vez que estão diretamente ligadas ao cotidiano do corpo discente. O objetivo é que esses temas (transversais), sejam inseridos de uma maneira eficiente, para que promova a escolarização e possa interferir em nossas vidas de forma científica, através de referênciais teóricos. Todos os dias ouvimos casos noticiados pelas mídias, relacionadas a nós adolescentes, tais como: drogas na escola, violência na escola, suicídio, atentados, bullying, evasão escolar, aumento da poluição, obesidade infantil, violência no trânsito, feminicídio, aumento da criminalidade, menores infratores, intolerância religiosa, homofobia, entre outros e como esses assuntos são inseridos em nosso cotidiano escolar? A finalidade é que eles sejam inseridos como currículo escolar, tornando uma disciplina obrigatória, pois as maiorias dos professores não sabem relacionar esses temas, pois são especialistas em suas áreas. Para que isso aconteça precisamos de profissionais capacitados que possuem essas referências teóricas, tais como: psicólogos, psicopedagogos, entre outros. Os Estados e municípios através do corpo docente serão responsáveis em cumpri-las.
O responsável por fiscalizar essa regra será o MEC (Ministério da Educação).
O responsável por fazer cumprir essa regra será o Conselho de Educação.
Que os temas transversais sejam inseridos dentro do currículo nacional, como uma disciplina obrigatória, e com profissionais adequados, a fim de levar esses temas a nós adolescentes de uma forma científica. Assim ela estará rompendo com o senso comum e com certeza contribuindo para a diminuição desses incidentes que acontecem todos os dias no ambiente escolar (principalmente nas escolas publicas) e em seu entorno.
Os conteúdos precisam ser inseridos em bons livros didáticos, investimento no profissional adequado, aproximar a tecnologia como recurso de pesquisa e garantindo o currículo ao cotidiano de nós alunos.
Justificativa: O conhecimento está desconexo do cotidiano ficando só no acadêmico. Precisamos aprender sobre a nossa realidade de uma maneira efetiva e científica, para interferir na realidade e poder transformá-la. É preciso romper com esses problemas e antes de construir algo que acham importante para nós alunos, precisamos ser ouvidos. Assim estaremos participando do processo de construção e formação de nossas vidas sendo jovens mais protagonistas e formando cidadão mais consciente para o mundo.