Transporte escolar em “pau de arara”? Nem pensar!

Ilustração. Fundo em tons de roxo. Ao centro tem uma menina branca, com cabelos pretos, blusa verde, que usa seu dedo indicador como sinal de não. Em seu rosto, a expressão é séria e de desaprovação. Ao lado da menina, tem a imagem de um balão de fala, dentro dele, tem um caminhão transportando crianças para a escola, todas estão de pé e vestem o uniforme da escola, blusa branca e calça azul.

O ano era 2007. A deputada mirim Mallena Nogueira Lira apresentou um projeto de lei no Câmara Mirim para impedir que jovens estudantes se utilizassem da traseira de caminhões ou de outro tipo de transporte (também chamados de paus de arara) para irem à escola.

Ela se baseou na própria realidade. Em sua cidade, Iracema (CE), Mallena via os alunos correrem risco de vida no trajeto até a escola. As prefeituras disponibilizavam caminhões sem nenhuma segurança e conforto para fazer o transporte escolar. Mallena lembra que, além do risco de se machucar gravemente, os colegas muitas vezes chegavam molhados ou sujos de poeira pela falta de proteção dos carros.

Deputado apadrinha proposta

A proposta se mostrou tão importante, que o deputado Paulo Henrique Lustosa resolveu apadrinhá-la. A ideia de Mallena passou a tramitar como Projeto de Lei 2561/2007 e está apensada (anexada) a outro projeto que trata de tema semelhante.

Ainda que ainda o projeto não tenha virado uma lei federal, na cidade de Mallena, paus de arara não são mais vistos levando e trazendo estudantes.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos