Mais exercícios físicos nas escolas.


Nome: Enzo da Rosa Piva
Cidade: Rio Claro
Tema: Esporte
Conteúdo: O projeto de lei tem como principais objetivos a familiarização de crianças e adolescentes com esportes; o combate ao sedentarismo; e fazer com que por meio de esportes, sejam prevenidas doenças, principalmente em relação a doenças cardíacas, obesidade, diabetes, e osteoporose, sendo essas as principais doenças ocorridas por falta de exercícios físicos. Os alunos deverão comparecer ao menos em sessenta por cento das aulas para não ficar com desempenho em notas abaixo da média, salvo se tiver atestado médico ou justificativa relevantes.
As escolas receberam apoio financeiro do governo, com a quantia necessária para construir ambientes propícios para as atividades, obter os equipamentos necessários e conceder o salário aos professores. As quadras deveram ter tamanho adequado e os equipamentos deveram ser de qualidade.
Para certificar-se de que tudo está em boas condições, fiscais da prefeitura do município deverão visitar as escolas da cidade mensalmente e fazer o laudo da situação. Caso o ambiente e/ou os materiais estiverem fora dos padrões, a escola receberá uma advertência, e deverá deixar os requisitos em ordem no prazo de um mês, caso a falta tenha sido feita pela escola. Se o orçamento previamente dado pelo governo não foi suficiente para cumprir as ordens, será concedido mais uma quantia, e a escola não receberá advertência.
Justificativa: Nos dias atuais, muitas crianças e adolescentes ficam dentro de suas casas durante grande parte do dia sem praticar nenhuma atividade física, sem se preocuparem com o futuro, não sabendo que podem ser vítimas de doenças graves, e muitas vezes, com um alto custo. As pessoas, principalmente nessa idade, devem ter consciência de que os esportes são necessários para que elas tenham uma vida plena, e sem prejuízos à saúde. Esta lei é importante para que a sociedade entenda o quão importante é ter uma vida saudável, e para que os ensinamentos sobre esportes sejam passados de pais para filhos, evitando, desta maneira, que o país tenha um povo ocioso.