Privatização das empresas estatais


Nome: Gabriel Palmeira Luchi
Cidade: Rio Claro
Tema: Outros
Conteúdo: Fica instituído a implantação da privatização das empresas estatais, com exceção das empresas ligadas à segurança, educação e saúde.
O processo de transição das atividades econômicas ocorrerá gradativamente no período de 4 anos sendo 40% no primeiro ano, 30% no segundo ano e 15% no terceiro e quarto anos.
Durante o processo de transição os lucros e prejuízos serão compartilhados de acordo com os percentuais definidos no Art 2.
Será implantada uma comissão de execução e fiscalização para acompanhamento, apuração, auditoria e divulgação de resultados.
Após a finalização das privatizações os impostos governamentais serão praticados de acordo o mercado financeiro vigente no país.
Justificativa: A implantação da privatização nas empresas estatais contribuiria com a melhoria das mesmas, pois toda empresa pública possuí um gigantismo, ineficiência e uma burocracia enorme, o que limita a capacidade de crescimento e o quanto essas empresas podem fazer para a população. A privatização vai trazer certa autonomia dentro das próprias empresas estatais gerando assim uma possibilidade do crescimento e de uma eficiência muito maior. Um exemplo de empresa que melhorou ao se tornar privada foi a Vale do Rio Doce, que após a privatização da mesma se tornou muito mais eficiente.