Adaptação do espaço escolar á realidade virtual.


Nome: Júlia Bravin Tavares.
Cidade: Rio de Janeiro
Tema: Educação
Conteúdo: O projeto de lei prevê a obrigatoriedade do ensino de informática, semanalmente, nas instituições de ensino públicas e particulares.
O Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e o Ministério Público, serão responsáveis por fiscalizar o cumprimento da lei. Os órgãos citados devem verificar, anualmente, se as instituições de ensino, públicas e particulares, possuem espaços adequados ao ensino de informática, equipamentos que atendam às demandas dos estudantes e profissionais habilitados nessa área do conhecimento. As instituições de ensino que descumprirem as regras determinadas por essa lei estarão sujeitas a multas que podem variar conforme a gravidade e persistência das irregularidades.
Os governos federal, estadual e as prefeituras, bem como a iniciativa privada, deverão destinar verbas para a contratação de profissionais habilitados para o ensino de informática, bem como para a aquisição de equipamentos.
As instituições públicas e particulares de ensino devem garantir que seus laboratórios de informática e equipamentos sejam permanentemente monitorados e recebam manutenção periódica.
As instituições de ensino, públicas e particulares, a fim de contribuir para a formação de seus profissionais e a qualidade das aulas ministradas, podem promover cursos de capacitação em informática para seu corpo docente.
Justificativa: Esse projeto de lei proporcionaria a ampliação do acesso de estudantes às novas tecnologias e à internet, adaptando as instituições de ensino às constantes mudanças do mundo atual. O acesso à internet e às inovações tecnológicas torna o ensino mais dinâmico, proporcionando novas formas de pesquisa e busca do conhecimento a crianças e jovens. A obrigatoriedade do ensino de informática, principalmente no que se refere às instituições de ensino públicas, também contribui para a inclusão digital de estudantes de baixa renda, reforçando o aprendizado e otimizando os estudos.