Ética nas escolas


Nome: Miguel Correa Cronemberger
Cidade: Sorocaba
Tema: Educação
Conteúdo: Este projeto de lei tem como objetivo incluir a disciplina de Ética no currículo escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para fornecer aos alunos como conviver em sociedade, aprender como ajudar os outros e a serem honestos. Essa deve ser uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Educação, juntamente com as instâncias do governo e município.
Todas escolas públicas e privadas deverão contratar professores para o ensino da Ética. É um requerimento que os professores tenham formação em Filosofia, Sociologia ou História.
A escola deverá prover ao menos 120 minutos de aulas de Ética por semana, que deverão ser divididas em ao menos 40 minutos por dia.
O material usado nas aulas serão oficiais e fornecidos pelo governo, porém, seu conteúdo será produzido por um comitê de alunos com a ajuda da Secretaria da Educação. Todas as escolas deverão utilizar o mesmo material.
Cada estado terá o seu comitê, formado pelos alunos interessados, e desse grupo de alunos, um será escolhido para o comitê federal, que será formado por um representante discente de cada estado que deverão ajudar e contribuir nas decisões da Secretaria da Educação que afetarão os alunos.
Justificativa: É importante que este projeto se torne lei, pois as crianças se tornarão adultos que construirão a sociedade. Então, se tivermos crianças com bons valores, teremos adultos com bons valores e, portanto, uma boa sociedade.