História das Copas

Ilustração. O fundo mostra ceu azul e árvores verdes. Na frente do fundo, sobre a grama verde, a Turma do Plenarinho joga futebol com uma bola vermelha com detalhes pretos. Da esquerda para a direita: Légis, Vital, Zé Plenarinho, Adão, Xereta e Cida. Edu Coruja voa por cima da turma.

A ideia de organizar um torneio de futebol internacional a cada quatro anos surgiu em 1928, por sugestão do francês Jules Rimet, então presidente da Federação Internacional de Futebol Association (Fifa).

A primeira Copa do Mundo foi disputada no Uruguai em 1930, com a vitória dos donos da casa. Depois foi a vez de a Itália conquistar por duas vezes o título. Em 1950, após 12 anos sem o torneio devido à Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi sede da Copa. Mas para os brasileiros, a pior delas. A seleção chegou à final precisando apenas do empate e confiante na vitória, mas o Uruguai fez dois gols e calou a torcida brasileira, que lotava o Maracanã. Até hoje comenta-se sobre a tristeza que tomou conta do País.

Na Copa de 1954, na Suíça, apesar de passados quatro anos, os brasileiros ainda não tinham esquecido a tragédia do Maracanã. Na tentativa de acabar de uma vez por todas com este fantasma, foi escolhido um novo técnico e um novo uniforme para a nossa seleção. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) trocou o “azul e branco” – cores da equipe até então – pelo “verde e amarelo” e escolheu o técnico Zezé Moreira para comandar os jogadores. Quando nossos craques entraram em campo, o jornalista Geraldo José de Almeida batizou a equipe de “Seleção Canarinho”. O apelido pegou e permanece até hoje.

A segunda vez em que o Brasil sediou a Copa do Mundo foi em 2014. A seleção “Canarinho” viveu outra grande decepção quando perdeu para a Alemanha de 7 a 1 na semi-final, em Belo Horizonte.

Os títulos

O Brasil só conseguiu o seu primeiro título na sexta Copa do Mundo, disputada na Suécia em 1958. Quatro anos depois, em 1962, repetiu a dose e conseguiu seu bicampeonato no Chile. A terceira vitória do Brasil veio em 1970, no México. Com o tricampeonato, a seleção obteve a posse definitiva da Taça Jules Rimet, que era de ouro. Infelizmente, ela foi roubada e derretida.

Em 1994, após 24 anos sem vencer um mundial, o Brasil conquistou um título inédito para o futebol: o tetracampeonato! Em 2002, na primeira Copa do milênio, veio o pentacampeonato.

Tudo sobre futebol

Essa publicação da Turma traz um pouco mais de informações sobre as Copas e também nos ajuda a entender um pouco melhor como funciona um time de futebol.

.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by bruno postado 12/06/2018 10:23

    eu achei muito bao por causa que as pessoas nao pensao so em si sim tambem nas outras pessoas

    • by Turma do Plenarinho postado 08/08/2018 10:12

      Que bom!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos