HORTA NAS ESCOLAS


Nome: Samuel Gonçalves de Melo
Cidade: IBIRITÉ
Tema: Educação
Conteúdo: Haverá, em todas as escolas públicas de ensino fundamental e médio, hortas e/ou pomares (de acordo com o espaço físico disponível) para plantio verduras, legumes e árvores frutíferas.
Haverá, em todas as escolas públicas de ensino fundamental e médio, hortas e/ou pomares (de acordo com o espaço físico disponível) para plantio verduras, legumes e árvores frutíferas.
Haverá, em todas as escolas públicas de ensino fundamental e médio, hortas e/ou pomares (de acordo com o espaço físico disponível) para plantio verduras, legumes e árvores frutíferas.
Os alimentos cultivados e colhidos na horta escolar serão utilizados na preparação da merenda dos estudantes.
Caberá à direção providenciar/adquirir os insumos necessários para que o Projeto “Horta na Escola” seja concretizado, como, por exemplo, sementes e adubos.
Justificativa: Muitos dos alimentos que consumimos atualmente estão repletos de agrotóxicos. Esta proposta visa uma alimentação mais saudável para os estudantes, dando aos mesmos a condição de consumirem verduras/frutas/legumes orgânicos, cultivados por eles mesmos. Outro ponto positivo é que o projeto irá oportunizar um contato maior com a natureza e o aprendizado concreto dos conteúdos relacionados à disciplina de ciências e botânica. Os professores poderão, também, a partir do projeto, trabalhar com os estudantes virtudes como a paciência, mostrando que a natureza obedece a uma ordem natural (a semente é plantada, germina, precisa de cuidados para só depois crescer e dar oportunidade da colheita dos frutos) e que nem tudo ocorre no momento em que desejamos, por isso deve-se evitar a ansiedade ou a pressa. A importância da conservação do meio ambiente poderá também ser abordado mostrando-se aos estudantes que boa parte de tudo que precisamos, inclusive nosso alimento, que é primordial, provem da natureza.