Instalação de Laboratório de Ciências em escolas públicas


Nome: Bianca França Oliveira
Cidade: Presidente Médici
Tema: Educação
Conteúdo: Art. 1º Esta lei visa a instalação de Laboratório de Ciências nas escolas da rede pública Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Art. 2º A instalação do laboratório de Ciência na escola ter por objetivos: I – Realizar aulas experimentais associando teoria e prática; II- Despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento científico; III- Estimular a criatividade e a investigação científica.
Art. 3º Compete ao Ministério da educação: I - Adquirir os materiais necessários à instalação e funcionamento do laboratório de Ciências.
Art. 4º Compete aos estados e municípios: I - Disponibilizar sala nas escolas para instalação do Laboratório de Ciências; II - Disponibilizar para cada escola o mobiliário específico para o Laboratório de Ciências; III - Capacitar os professores da área de Ciências para o manuseio e cuidado com os materiais e equipamentos.
Art.5º O Ministério da Educação e os estados e municípios terão 2(dois) anos para estruturar e instalar os laboratórios de Ciências nas escolas públicas.
Justificativa: Quando eu estava nas séries iniciais participei de um projeto de iniciação científica. Era muito legal. Os alunos se interessaram porque realizavam as experiências. Tudo acontecia em sala de aula por falta de um laboratório de Ciências. Em minha escola também realiza-se anualmente a Feira de Ciências e nós, alunos, sentimos a falta desse laboratório para realizarmos as observações, análises e conclusões de nossos experimentos. O trabalho de pesquisa científica é muito importante porque a aprendizagem acontece de forma mais dinâmica e investigativa. Portanto, um laboratório de Ciências melhoria muito a prática do ensino e de aprendizagem. Penso que a partir do manuseio dos equipamentos e instrumentos, com orientação e mediação do professor, vamos colocar em prática os conteúdos estudados em sala de aula. Isso vai despertar o interesse dos alunos e estimular o aprendizado. O resultado, com certeza, será a melhor compreensão dos conteúdos, pois vai fazer parte da nossa vida cotidiana.