Inteligência Emocional


Nome: Gabriela Braga Rocha de Almeida
Cidade: Belo Horizonte
Tema: Educação
Conteúdo: Torna-se obrigatória uma nova disciplina sobre Inteligência Emocional em todas as escolas do município. § 1° - O nome da matéria poderá ser diferente de uma escola para outra, desde que discutem sobre o mesmo assunto e tenham o mesmo intuito. § 2°- As aulas contarão com a presença de jogos e brincadeiras criadas pelos próprios alunos e professores que estimulem a Inteligência Emocional.
Com o intuito de ajudar jovens e crianças que enfrentam problemas emocionais, diminuição da agressividade e da desmotivação, todas as escolas de Belo Horizonte deverão receber o comunicado na data que a lei entrar em vigor.
As aulas ocorrerão dentro dos seguintes critérios ; 1- Em cada sessão, terá um período de reflexão, em que são transmitidos valores essenciais para viver em sociedade, para que os jovens ganhem a noção do respeito por si e pelos outros e desenvolvam um comportamento ético e moral adequado. 2- Após o momento de reflexão, os alunos irão exercitar a Inteligência Emocional através de jogos e brincadeiras desenvolvidos pelos mesmos. 3- Ao final das aulas cada aluno irá escrever e/ou falar sobre a experiência e aprendizados adquiridos durante a aula para os professores e alunos.
A lei entra em vigor na data de sua publicação.
A matéria deverá se tornar obrigatória do infantil até o ensino médio.
Justificativa: Diante das inúmeras situações de suicídio ou incapacidade de lidar com as próprias emoções dos jovens nos dias de hoje, vemos a necessidade de ações que estimulem a inteligência emocional, o amor próprio, respeito ao próximo entre outros. O melhor lugar para isso ser praticado , além de nossas próprias casas é no ambiente escolar, onde passamos a maioria do tempo. Por isso a grande importância dessa lei entrar em vigor, pois tem o intuito de ajudar jovens e diminuir os casos de suicídio, falta de amor próprio, bullying e fazer com que jovens saibam lidar com suas emoções e sentimentos, os encorajando e os motivando.