Leitura para todos


Nome: Pâmella Fortunato de Oliveira
Cidade: Vila velha
Tema: Educação
Conteúdo: O objetivo do projeto é fazer com que todas as escolas disponibilizem a tradução de livros para o braille ou que haja material de leitura em áudio. Essa lei afetará estudantes com deficiência visual que tem pouco acesso a leitura e deverá ser cumprida por todas as escolas públicas.
A fiscalização da lei seria feita pela secretaria de educação, que é responsável por organizar, desenvolver e manter o sistema municipal de ensino. Caso haja o rompimento da lei, pais, professores, estudantes e outros membros da comunidade poderão denunciar a instituição, para que assim possa receber as devidas punições.
Para que a regra seja cumprida deverão ser emplementadas auditorias periódicas, com o intuito de verificar o cumprimento da lei em questão. E em casos extremos, homologar ações na justiça contra o município.
Caso seja verificado nas auditorias que não estão sendo repassados os recursos necessários para o projeto, poderá ser feito o bloqueio do repasse da verba pelo estado, em casos mais extremos, tais como impetrar ação na justiça contra o município, o mesmo poderá sofrer multas com valores estabelecidos pela justiça.
Serão necessários recursos financeiros, humanos e materiais. A parte financeira que seria oferecida pelo estado, deverá ser administrada pelo município e direcionada para o projeto "Leitura para todos", sendo usada também para contratação de pessoas qualificadas para trabalhar no projeto, bem como o material que será usado ( tecnologia em áudio e um maior quantitativo de material literário e paradidático em braille)
Justificativa: Eu acredito que é importante que esse projeto vire uma lei, pois dessa forma os alunos com deficiência visual podem ter um melhor ensino e um bom desenvolvimento escolar, assim estando mais preparados para o mercado de trabalho. Também acredito que com esse projeto essas pessoas possam ter oportunidades iguais aos dos demais alunos.