Libras em todas as escolas.


Nome: Laura Saueressig dos Santos
Cidade: Sapiranga
Tema: Educação
Conteúdo: Proporcionar o ensino de Libras, para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, possibilitando a comunicação entre surdos e ouvintes.
Será de responsabilidade dos Municípios, fiscalizar e fornecer profissionais qualificados para o cumprimento da lei.
As Universidades deverão proporcionar formação adequada para os professores.
Os recursos serão de responsabilidade do Governo Federal ( Ministério da Educação).
Justificativa: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a 2º língua oficial do Brasil, e é de suma importância que todos os brasileiros tenham um ensino básico desse idioma, por isso, proponho que todas as crianças desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental ǁ tenham aulas de Libras, com professores qualificados, possibilitando a comunicação entre surdos e ouvintes. A escola em que estudo está vinculada a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) - Sapiranga- RS e, por esse motivo, temos aulas de Libras desde a Educação Infantil até o 7º ano, mantendo o convívio com os alunos em várias atividades como: recreios, apresentações, aulas de Educação Física e passeios. Os surdos que possuem uma educação bilíngue (Língua Portuguesa/Libras) têm aulas para que possam aprender além da língua materna, a Língua Portuguesa, mas e nós ouvintes porque não podemos ter acesso a Libras também? A grade nacional prevê o ensino das Línguas Portuguesa e Inglesa, acredito que ter aulas de Libras seria muito bom, pois auxiliaria nas relações entre surdos e ouvintes não só na escola, mas futuramente no convívio em sociedade também. Eu estudo a Língua de Sinais desde meus 5 anos, tinha aulas com professores especializados no idioma, por esse motivo, reconheço a importância da comunicação entre surdos e ouvintes, pois se um surdo vai a um estabelecimento e deseja adquirir algo, os atendentes não conseguem se comunicar com ele e o mesmo não poderá obter o desejado. Também muitas pessoas procuram aprender um idioma estrangeiro e por que não aprender um idioma nacional, um idioma brasileiro, de nossas origens? Assim, estaríamos garantindo o acesso a uma terceira Língua e favorecendo o convívio igualitário entre surdos e ouvintes. Os cidadãos surdos passariam a ser vistos não mais como estrangeiros dentro de seu próprio país.