Programa de Conscientização à Proteção da Infância


Nome: EMILI LIBERATO MOREIRA DA SILVA
Cidade: Sorocaba
Tema: Proteção à infância
Conteúdo: Criação do Programa de Conscientização à Proteção da Infãncia (PCPI), vinculado as escolas da rede pública e privada de todo o país, com a inclusão do tema proteção ao período infanto-juvenil no currículo do quinto ano do ensino fundamental ao segundo ano do ensino médio.
Com base nos direitos das crianças e dos adolescentes, instituídos pelo ECA, o PCPI comunicará a importância da proteção a infância e quais medidas tomar caso haja descumprimento destes direitos.
O programa será desenvolvido nas unidades de ensino de todo o país, que deverão favorecer a aplicação do PCPI durante um bimestre do ano letivo, com a livre decisão de pais e/ou responsáveis participarem.
Deverá ser estimulada e permitida a elaboração de práticas e atividades ligadas ao PCPI com a ideia dos estudantes e participação do grêmio estudantil da undiade, sob o monitoramento dos professores.
Justificativa: Ao decorrer dos meus anos como estudante, raramente presenciei projetos voltados a nossa proteção sendo discutidos na escola. Com esse lei poderemos entender melhor os direitos que temos e como eles são cruciais neste momento, que é a infância. No futuro, espero que os crimes envolvendo crianças e adolescentes diminuam, e o primeiro passo é conscientizar este público. Assim, estaremos abertos para discussões amplas e prontos para resolver problemas com a nossa mobilização sobre estes temas.