Saúde e bem-estar social


Nome: Pedro Henrique Martins da Silva, Nicole Pires Clemente Olevate, Matheus Lino Pereira , Angélica Aparecida Moura
Cidade: Belo Horizonte
Tema: Saúde
Conteúdo: Fica estabelecido que a construção e manutenção da horta, em colaboração com os estudantes das escolas públicas, terá caráter educativo, uma vez que, essa atividade contribuirá para o desenvolvimento de habilidades no trato e cultivo de alimentos, além de promover vínculos comunitários de cooperação e sustentabilidade. Em prol de uma educação inclusiva e cidadã
Profissionais capacitados serão designados para exercer trabalho educativo e técnico na comunidade, auxiliando e ensinando como construir e manter uma horta o que dá caráter sustentável ao projeto e que permite a sua continuidade para além da vontade do poder público.
Será retirada uma equipe responsável pela horta, composta por membros da comunidade e profissionais designados pela Prefeituras.
Os produtos cultivados na horta serão oferecidos para enriquecer o cardápio das escolas, além de serem distribuídos para membros da comunidade que se dedicam ao cultivo da horta e a outros em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa: No setor urbano encontram-se muitas áreas públicas sem uma destinação e no bairro Santa Maria não é diferente. Existe um parque ecológico que não é bem aproveitado em seu potencial deixando de beneficiar a comunidade. Ao mesmo tempo várias famílias carentes vivem em extrema pobreza margeando essas áreas. Com a implantação da horta comunitária faz-se o aproveitamento racional do uso do solo urbano para a produção de alimentos que servirão para as famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Além disso, o envolvimento dos integrantes na produção da horta permite a participação de todos os componentes de sua família gerando um vínculo comunitário mais estreito e cooperativo.