Segurança aos Cegos.


Nome: Ryan Alves Rocha
Cidade: Três Corações
Tema: Segurança
Conteúdo: Propõe-se que, sob todos os tipos de obstáculos aéreos (placas, orelhões, prateleiras etc), haja uma identificação que possa ser interpretada pela muleta dos cegos, previnindo que eles se lesionem batendo a cabeça em tais objetos.
A identificação desses obstáculos deve ser obrigatória em ambientes como bancos, hospitais e consultórios médicos, além de ser indispensável em vias públicas.
Justificativa: O processo para conseguir um cão guia no Brasil é extremamente caro e burocrático. Chega a custar cerca de 30 mil reais e pode demorar mais de 2 anos para ser concluído. Com essas dificuldades, a maioria dos cegos precisa recorrer às velhas bengalas para conseguir se locomever. O problema é que estas muletas são ineficientes para identificar obstáculos aéreos: placas e orelhões, por exemplo, não são percebidos por essas pessoas, que sofrem com cicatrizes deixadas em seus rostos por colisões com esses objetos. Trata-se de uma realidade dura para quem convive com essa deficiência, e que pode ser resolvida de maneira simples.