Nelson Mandela

Ilustração. Fundo com a bandeira da África nas cores preto, vermelho, verde, amarelo, azul e branco. Ao centro da imagem está Nelson Mandela, ele é um senhor negro e com cabelos brancos. Ele usa um terno cinza com gravata vermelha. Nelson acena com a mão direita e sorri. Do lado direito da imagem está Zé Plenarinho, Vital e Xereta. Do lado esquerdo da imagem está Légis, Adão, Cida e Edu Coruja.

Em 18 de julho de 1918, comemora-se o nascimento de um homem que escreveu um capítulo importante na história da África do Sul e da humanidade. Seu nome? Nelson Mandela. Vamos conhecer um pouco de sua importância histórica?

Nascido na África do Sul, Nelson Mandela, ou Madiba, como era carinhosamente chamado, foi um grande líder que lutou não só pelos seus direitos, mas pelos direitos de um povo. Sua luta foi contra a discriminação sofrida pelos negros, seu desejo era que todos na sociedade fossem iguais em direitos e deveres. Mandela enfrentou vários desafios, porém nunca desistiu.

Apartheid

O apartheid foi um regime criado em 1948 pelos colonizadores brancos da África do Sul. Seu objetivo era separar negros e brancos nas ruas, escolas, estabelecimentos comerciais e serviços públicos. Até os direitos eram diferentes: brancos tinham vários privilégios que eram negados aos negros.

Você acredita que os negros sul-africanos não tinham sequer o direito de ir à escola dos brancos ou de sentar no mesmo ônibus? Os melhores hospitais eram reservados aos brancos e os negros eram segregados em comunidades onde faltava tudo, saneamento básico, água e eletricidade – os guetos.

Soweto

Um dos maiores guetos da África do Sul era Soweto, perto de Joanesburgo, uma das capitais do país. Foi lá que Mandela travou sua luta contra o Apartheid.

Por conta de sua dedicação e empenho pelo fim do regime, em 1962 ele foi preso. Ao todo, foram 27 anos encarcerado. Mas, mesmo preso, ele continuava na liderança do movimento contra o racismo e a desigualdade.

Mandela Presidente

Em 1990, ele foi solto diante dos aplausos do mundo todo. Em 1991, foi eleito presidente do Congresso Nacional Africano. Dois anos depois, em 1993, ganhou o prêmio Nobel da Paz. Em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, numa eleição carregada de emoção. Ele foi  responsável pelo fim do regime do Apartheid no país e também por promover a reconciliação entre negros e brancos.

Mandela governou o país até 1999. Ele morreu em 2013, aos 95 anos.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Mara Isis de Souza postado 26/09/2020 20:40

    O apelido de Nelson Mandela era MADIBA, e não MaNdiba, como ficou grafado no texto acima, talvez por um erro de digitação. Agradeceria se pudessem corrigir! Afinal, uma homenagem tão linda precisa ser também cuidadosa!

    • by Turma do Plenarinho postado 28/09/2020 11:40

      Opa, correção feita, Mara! Obrigado por avisar! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos