Brincadeiras tradicionais

Ilustração. Fundo amarelo. Na imagem está a turma do Plenarinho com algumas brincadeiras e jogos. Ao centro da imagem está Adão, com um peão. A direita da imagem está Cida com um jogo de tabuleiro e ao seu lado Zé Plenarinho brinca com bolinhas coloridas. À esquerda Edu Coruja solta pipa e ao seu lado está Xereta está em cima de um brinquedo redondo roxo.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada… Eita! Que tanto de nome diferente! Se você não os conhece, com certeza os seus pais, tios e adultos mais próximos já ouviram falar e já se divertiram muito com esses jogos.

Apesar de terem feito tanto sucesso, eles parecem estar sumindo do dia-a-dia da criançada de hoje em dia.

Origem

A maioria dessas brincadeiras não tem inventor conhecido. Os jogos infantis são passados de geração para geração, de pai para filho. Tudo que se sabe é que essas brincadeiras surgiram há muito tempo. É o caso, por exemplo, da amarelinha. Os cidadãos da Grécia Antiga brincaram de amarelinha, de empinar papagaios e de jogar bolinhas no chão. E isso foi passado para outros povos até chegar a nossa realidade.

Hum! Ficou curioso para conhecer um pouco mais das brincadeiras tradicionais? Vamos lá!

Amarelinha

Risque um desenho com giz no chão em formas de quadrados e retângulos numerados de 1 a 10. No topo dos quadrados desenhe o céu, que é em formato oval.

Tire na sorte quem vai começar a brincadeira. Cada jogador, então, joga uma pedrinha. Para começar, jogue a pedrinha na casa de número 1. Em seguida pule, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.

Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.

Queimada

A queimada é uma brincadeira coletiva, em que as crianças dividem-se em dois grupos e têm de acertar a bola em algum jogador do time adversário, sem que ele consiga segurar a bola. Ganha o time que “queimar” primeiro todos os adversários.

Cabra-cega

Uma criança fica com os olhos vendados e não pode ver nada. Ela tenta adivinhar qual é o amigo que está na frente. Aqui vale prestar atenção no formato da orelha, nariz e mãos.

Quer compartilhar mais dessas brincadeiras com outros plenamigos? Conte do que você mais gosta de brincar no campo para comentários.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

4 Comentário(s)

  • by Cecília postado 29/03/2019 16:29

    Dentre as brincadeiras tradicionais, na cidade da minha avó, as crianças jogavam “giribita”, depois de muito tentar explicar para as minhas amigas de Brasília, um dia descobri que aqui as pessoas mais velhas conheciam como “Cinco Marias”. Para jogar, escolhe-se 5 pedras ou objetos parecidos (não pode ser bolinha de gude), joga-as no chão, escolhe uma que será jogada para cima e deve-se apanhar as demais pedras que ficaram no chão e aparar a que foi jogada, sem que caia; vai evoluindo a dificuldade a medida que consegue apanhar as pedras do chão e aparar a lançada. Já vi esse jogo como passatempo no computador.

    • by Turma do Plenarinho postado 29/03/2019 17:33

      Boa lembrança, Cecília! Já vimos esta brincadeira ser feita com almofadinhas de tecido recheadas de arroz. Obrigado por sua contribuição! Abraço da Turma!

  • by ednice pereira de almeida postado 14/06/2020 13:29

    muito interessante gosto muito de trabalhar essas brincadeiras

    • by Turma do Plenarinho postado 15/06/2020 08:54

      Bom dia, Ednice! Que legal! Você é professora? De que forma insere as brincadeiras no dia a dia da sua turma? Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos