Dinheiro público é seu também

Ilustração. Fundo em tons de azul. Do lado esquerdo e direito da imagem, vários cifrões cinza. No centro da imagem, vital aparece de costa, do ombo para cima. Ele olha para trás, sorri e pisca um dos olhos enquanto segura uma lupa com uma das mãos.

Acompanhe um dia na vida de Arthur e descubra a importância de procurar saber o que acontece com os impostos que todos nós pagamos.

Todos os dias, os pais de Arthur o levam para escola antes de irem trabalhar. Eles sempre conversam sobre coisas que veem no caminho ou sobre o que Arthur vai fazer na escola. Mas, naquele dia, quando o menino tenta falar alguma coisa, os pais parecem não ouvi-lo. Eles estão tendo uma conversa séria sobre o orçamento da família.

– Meu bem, olha só, nós não podemos ter mais despesas extras…. Já precisamos pagar o condomínio, comida, água, luz, escola… Não sobra quase nada no final do mês.

– Eu sei, mas queria tanto levar as crianças para conhecer o mar nas férias…

Ao ouvir a palavra férias, Arthur fica curioso para saber se tudo vai dar certo, e continua atendo ao que dizem os pais sobre despesas e orçamento. As coisas vão ficando complicadas e ele não consegue compreender. Finalmente chegam à escola.

De olho nas eleições

Durante a aula, de vez em quando, Arthur sonha com a viagem para a praia, mas também lembra do problema do dinheiro. Fica martelando na sua cabeça uma uma frase que ouviu o pai falar e repetir: “Nós não podemos gastar mais do que temos”.

De noite, na hora do jantar, Arthur pergunta se seus pais já encontraram uma solução para as férias.

– Estamos pensando, estamos tentando, meu amor.

O pais continuam conversando e mudam de assunto.

– As eleições estão aí… você já pensou em quem vai votar?

– Ah, sei lá, acho que vou repetir o voto passado. Em quem foi mesmo que eu votei? Ah, no Fulano.

– Ah é. E vai votar nele por quê?

– Sei lá, político é tudo igual. Eles não fazem nada mesmo e dá uma preguiça pensar para tentar escolher alguém legal.

– É mesmo, né? Então também vou votar nele e caso encerrado. Como foi teu dia no trabalho?

Arthur senta em frente à TV. Está lá, em todas as manchetes: o tal do Fulano, em quem os pais pensam em votar novamente, está desperdiçando dinheiro público. Na TV, o repórter fala muito de números, cifras, auditorias e outras coisas que Arthur não entende bem. Só o que ele entende é que o tal do Fulano não fez as contas direito, não colocou no papel – como seus pais fizeram ao decidir as férias – todas as despesas previstas e todo o dinheiro que entrou no tal do orçamento. E no final, as contas estouraram, ele gastou mais do que tinha, e, pelo visto, quem vai arcar com isso é a população.

Quando vai para cama à noite, Arthur fica pensando: por que será que seus pais se preocupam tanto com as despesas da família, e não têm a mesma preocupação com o dinheiro público, que também sai do bolso deles e de cada um dos cidadãos do País?

E eu com isso?

Essa preocupação de Arthur é verdadeira! Um pesquisador da Universidade de Brasília estudou o comportamento dos brasileiros e descobriu, numa pesquisa, o que Arthur observou no comportamento de seus pais: o brasileiro se preocupa muito quando o assunto é desperdiçar dinheiro próprio. Mas, por outro lado, quando participa de eleições, não há interesse em fiscalizar o gasto público. A dissertação de mestrado é do economista José Jorge Gabriel, que buscou descobrir se os brasileiros avaliam os políticos observando seu desempenho no último mandato.

Ele tinha duas hipóteses. A primeira é que o eleitor não se informa sobre os políticos que escolhe. A segunda é que ele confunde avanços que vieram de políticas federais, ou seja, do Governo do Brasil, com a do governador, que é do estado, por exemplo.

“Para o bom funcionamento da democracia é preciso que o eleitorado se informe mais, especialmente sobre a economia e a política do País. Só assim nosso dinheiro será mais bem gasto pelas pessoas que delegamos poder e em prol da sociedade”, conclui o pesquisador.


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos