Jardim Botânico: um viva à natureza!

Ilustração. Fundo da imagem com o céu rosa com algumas nuvens brancas e fofinhas. Do fundo da imagem para frente há diversas árvores verdes com o tronco marrom. Ao centro da imagem estão alguns personagens da turma do Plenarinho. Do lado esquerdo Legis e Zé Plenarinho abraçam uma árvore. Do lado direito Xereta está sentada e segura um papagaio, ao seu lado Adão, também sorri sentado no chão.

O Jardim Botânico é uma área protegida formada por plantas e animais vivos, cientificamente reconhecidos, organizados, identificados, com a finalidade de estudo, pesquisa, acessível ao público, servindo à educação, ao lazer, à cultura e à conservação do meio ambiente. Além disso, tem a missão de contribuir para o conhecimento científico e conservação de plantas e animais. Ele é responsável pela introdução, representação e disseminação das espécies vegetais e animais existentes no planeta.

História

O primeiro Jardim Botânico do mundo surgiu no ano de 1545, ligado à Universidade de Pádua, na Itália. Outros vieram depois, como o de Pisa (1546), Paris (1576) e Leyde (1577). Antes disso, a atenção com relação às plantas se restringia em sua beleza e utilização para enfeitar jardins. As pessoas montavam jardins perto de suas casas para seu conforto. Assim, surgiram as praças, os jardins residenciais e os públicos. Tempo depois, os Jardins Botânicos.

No Brasil

O primeiro Jardim Botânico do Brasil foi construído no Rio de Janeiro. Com a chegada de Dom João VI e da família real portuguesa ao País, desencadeou o surgimento de vários centros de pesquisa. Muitos existem até hoje e se tornaram verdadeiros símbolos da nossa ciência, como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criado em 13 de junho de 1808.

Isso quer dizer que enquanto esteve no Brasil, o rei de Portugal tratou de criar um espaço em que se pudesse promover várias experiências sobre as especiarias vindas das Índias Orientais, como os chás. As primeiras plantas que chegaram vieram das ilhas Maurício, do jardim La Plampemousse, oferecidas a D. João, por Luiz de Abreu Vieira e Silva. Entre elas estava a Palma Mater, uma das palmeiras imperiais mais antigas do Jardim.

Hoje em dia, é considerado um dos dez mais importantes Jardins Botânicos no mundo, que além de abrigar as mais raras espécies de plantas brasileiras e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos que querem contemplar a natureza.

Jardim Botânico de Brasília

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) foi fundado no dia 8 de março de 1985. A ideia era que o espaço fosse um lugar de pesquisa, educação ambiental e lazer para a população. Com um detalhe: o JBB é considerado o único Jardim de cerrado (tipo de vegetação do planalto central brasileiro) do País.

Além de plantas e animais típicos do cerrado, foi criado um espaço formado por plantas de outros países e dos estados brasileiros; além de um projeto que prevê o cultivo de espécies de plantas, mostrando a evolução delas ao longo do tempo.

No ano de 1992, a área original de 500 hectares foi oficialmente integrada aos 4 mil hectares que constituem a Estação Ecológica do JBB. Lá, é possível encontrar mais ou menos 10 mil espécies de animais, como o lobo-guará, macaco-guariba, tamanduá-bandeira, veado-campeiro, além de pássaros como tucanos, araras e muitas espécies de cobras e lagartos.

Há também 30 mil tipos de plantas, como as 10 mil espécies de orquídeas nativas do cerrado. Isso quem disse foi Washington Siqueira, que já foi diretor-adjunto do Jardim Botânico. Ele contou ainda que o lugar recebe muitos visitantes que vão conhecer as muitas atrações como o Horto Medicinal, o Jardim Sensorial (com plantas que você pode tocar, pegar e cheirar), o Jardim dos Cheiros (com cheiro de ervas aromáticas), a Casa de Chá (onde existem pinheiros do mundo todo), Área de Piquenique, Bosque Kyoto e Anfiteatro.

Além dos dois Jardins Botânicos mencionados, muitos outros são pontos turísticos superfamosos, como em Curitiba e São Paulo.

Se você teve oportunidade de visitar um Jardim Botânico ou mora em alguma cidade que tem um Jardim Botânico muito bonito, deixa seu comentário aqui pra gente. Vamos adorar saber mais sobre as belezas do nosso país e do mundo.
Fontes: Jardim Botânico de Brasília , UFRJ, GDF, Ciência Hoje online

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by María das Neves postado 28/08/2023 23:55

    Muito rica a história dos Jardins Botanics

    • by Turma do Plenarinho postado 29/08/2023 17:42

      Verdade, Maria! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos