Energia atômica: mocinha ou vilã?

Ilustração. Fundo com o céu em tom escuro e a terra marrom. Ao centro tem uma explosão na cor alaranjada. A explosão forma uma nuvem e um arco em volta da nuvem.

 

Você já ouviu falar em energia atômica? Também chamada de energia nuclear, é a energia produzida a partir da divisão de partículas (fissão). Como consequência, cada partícula que se solta colide com outra, que libera outra, que bate em outra… E assim vai. Quando se chocam umas contra as outras, as partículas liberam uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia limpa e renovável. No Brasil, existem 3 usinas nucleares, na região de Angra dos Reis/RJ.

Acidentes nucleares

A geração de energia é o uso pacífico da energia atômica. Claro que uma usina nuclear demanda vários cuidados pelo risco de acidentes e de  liberação de elementos altamente radiativos no meio ambiente. Já houve acidentes catastróficos, como o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1996. Até hoje não se sabe quantas pessoas morreram em decorrência do acidente, os números variam de 4 mil a 100 mil pessoas.

Em 1987, em Goiânia, dois catadores de lixo vasculhavam as antigas instalações de um instituto de radioterapia, quando encontraram um aparelho abandonado. Ao desmontar a peça, eles liberaram na atmosfera cerca de 19 gramas de Césio 137. Essa substância é um pó branco parecido com o sal de cozinha, porém no escuro ele brilha com uma coloração azul.

Após cinco dias, a peça foi vendida a um proprietário de um ferro-velho. O homem se encantou com o brilho azul da substância e passou quatro dias recebendo amigos e curiosos interessados em conhecer o pó brilhante. Muitos levaram para suas casas pedrinhas da substância, parte do equipamento de radioterapia também foi para outro ferro-velho. Assim, muitas pessoas foram contaminadas pelo material radioativo.

Esse foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.

Uso não-pacífico

Infelizmente, o uso não-pacífico da energia nuclear levou milhares de pessoas à morte no Japão. Em 6 de agosto de 1945, a cidade de Hiroshima, no Japão, foi atacada pelos Estados Unidos, após o país ter se recusado a se render na 2ª Guerra Mundial. A potência da explosão foi tamanha que, instantaneamente, os prédios desapareceram junto com a vegetação. Hiroshima virou um campo deserto.

Numa área de dois quilômetros, partindo do centro da explosão, tudo ficou destruído. Uma onda de calor enorme saía do local e uma nuvem em formato de cogumelo varria tudo em seu caminho. A temperatura chegou a atingir 5,5 milhões de graus (ºC) – isso é quase a temperatura medida perto do Sol! Até um quilômetro da área atingida, as pessoas morreram na hora. Cerca de 150 mil pessoas morreram nesse momento.

No dia 9 de agosto do mesmo ano, foi a vez de Nagasaki ser devastada. Quase 100 mil pessoas morreram com a explosão da bomba atômica em Nagasaki. O país foi brutalmente atacado com bombas atômicas. Os estragos foram trágicos e milhares de pessoas foram atingidas. Muitas morreram na hora e tantas outras depois, por causa da radiação.

 

 

 

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos