Câmara Mirim 2018: Natália quer proibir canudinhos plásticos

Esta é uma imagem com um fundo em tons de azul, como água. Ao centro da imagem aparece uma menina de camiseta vermelha e cabelos castanhos. Ela segura uma placa com um desenho de um grande x vermelho desenhado por cima de copo com dois canudos.

 

Já pensou em todos aqueles canudinhos que você usa só para tomar um suco e joga fora? Imagina o estrago que um canudo desses pode fazer ao meio ambiente? Imaginou? Pois a Natália Oliveira, de 14 anos, ficou muito preocupada com o assunto. Ficou tão preocupada que inscreveu um projeto de lei para o Câmara Mirim proibindo o uso de canudinhos plásticos. E o projeto dela foi um dos 3 selecionados entre as quase mil propostas recebidas no Câmara Mirim 2018.

De onde veio a ideia?

Natália teve essa ideia porque alguns lugares já começaram a implementar a proibição, como a cidade do Rio de Janeiro e um projeto da cidade onde vive, Blumenau/SC. A ideia se fortificou por meio de reportagens onde eram expostos os riscos que esses canudos trazem ao meio ambiente.

Quando Natália recebeu a notícia de que seu projeto foi selecionado para ser analisado e votado no Câmara Mirim, ela ficou, a princípio, perdida. Mas, depois, caiu a ficha e ela ficou feliz. “Foi muito gratificante porque eu li os projetos que foram enviados, são várias ideias inovadoras e saber que o meu projeto foi um dos escolhidos foi muito bom”, revela Natália.

Expectativas

As expectativas da Natália para o Câmara Mirim são as melhores. Ela espera aprender bastante com a experiência, mas principalmente que o projeto seja aprovado e vire uma lei.

A jovem acredita que as pessoas podem ter visões diferentes em relação ao projeto, ou seja, pontos positivos e negativos. “É importante que todos os ângulos sejam apresentados como os dos empresários, os das pessoas que precisam utilizar este produto, para que ninguém seja prejudicado”. A intenção é que o projeto seja aplicado da melhor forma.

Educação política

Na opinião de Natália, a política abrange várias situações presentes no cotidiano de todos. Natália afirma que, no futuro, os adolescentes de hoje serão médicos, engenheiros, advogados e, por isso, é importante estarem atualizados sobre política. “Os jovens serão os próximos políticos e, atualmente, vemos situações de corrupção e com todo esse conhecimento, no futuro teremos resultados bons em relação ao país, seremos capazes de mudar tudo isso”.

Nas horas vagas, Natália gosta de livros de ficção, de sair e conversar com os amigos. Na escola, ela tem como preferência as matérias de matemática, português e inglês.


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by Luiza Cury postado 17/10/2018 13:43

    Parabéns pela iniciativa, Natália. São atitudes como a sua que irão transformar o nosso planeta! Conte com o meu apoio para não usar mais canudos plásticos.

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos