Pobreza afeta 61% de jovens brasileiros

crianças pobres, casa de madeira

Mais da metade dos jovens brasileiros sofre com a pobreza. Essa é uma das conclusões do estudo “Pobreza na Infância e na Adolescência”, coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e divulgado em agosto de 2018.

A pesquisa analisou 32 milhões de meninos e meninas e concluiu que 61% das crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação precária de alguma forma. O prejuízo à infância causado pela pobreza não se limita à falta de dinheiro. Faltam direitos básicos, como educação, informação, proteção contra o trabalho infantil, moradia, água e saneamento.

Inclusive, o saneamento, que é o abastacimento de água e esgoto nas residências, é o maior problema da população infantojuvenil no Brasil. Em seguida, vem a falta de acesso à educação, à informação, à moradia.

Trabalho infantil

O trabalho infantil também é uma triste realidade que afeta 2,5 milhões de crianças e adolescentes de alguma forma. 400 mil crianças de 5 a 9 anos trabalham. Entre 10 e 13 anos, 7,6% dessas crianças e adolescentes também sofrem com o trabalho infantil. A partir dos 14 anos, quando é permitido o trabalho como aprendiz, 1,2 milhão desses adolescentes trabalha mais do que as 20 horas semanais permitidas por lei.


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos